IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Prefeitura amplia coleta de lixo domiciliar e entulho em toda Belém

Prefeito Edmilson Rodrigues fez o lançamento oficial da “Ação de Limpeza nos Distritos”, no Complexo Ver-o-Rio.

Para ampliar os serviços de limpeza de vias e logradouros e atender os anseios da população, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), deu início, na manhã desta terça-feira, 17, à “Ação de Limpeza nos Distritos”, uma grande operação de limpeza urbana e manutenção de vias do Programa Belém Bem Cuidada, que vai beneficiar toda a cidade. 

O objetivo é levar serviços de limpeza, coleta programada de entulhos, limpeza do sistema de microdrenagem, educação ambiental e, como novidade, a colocação de pontos de coleta seletiva. O anúncio foi feito pelo prefeito Edmilson Rodrigues, no Complexo Turístico do Ver-o-Rio.

“Em poucos meses vamos ter um novo sistema completo e moderno de coleta e tratamentos de resíduos sólidos e reciclagem e contrato de compras de contêineres. Enquanto não conclui o processo licitatório, estamos fazendo essa ação. Não é um evento, não é um dia de limpeza, é a contratação de 400 trabalhadores e mais algumas dezenas de educadores ambientais”.

Ele também ressaltou a importância do envolvimento da população na coleta seletiva. “É necessário que as pessoas separem o seu lixo antes da coleta para que as cooperativas possam pegar o reciclável e faturar. E, assim, gerar renda e trabalho para essas famílias. Então, é todo um esforço para modernizar a limpeza urbana", enfatizou Edmilson.

Serviços - Os distritos administrativos do Guamá (Dagua), Belém (Dabel) e Mosqueiro (Damos), que compõem o Lote 1 na execução dos serviços são os primeiros a receber os trabalhos de limpeza urbana (capinação, raspagem, roçagem, caiação de postes e meio fio).

Já nos locais identificados como pontos críticos de descarte irregular de entulhos, será intensificado o serviço de retirada dos resíduos através de máquinas patrulhas mecanizadas. 

Outra ação que será intensificada é limpeza do sistema de microdrenagem nas vias de grande fluxo e concentração de pessoas (de cada distrito), além da educação ambiental com o trabalho de orientação aos geradores de resíduos, informando sobre o horário da coleta domiciliar, coleta seletiva e coleta programada de entulho. 

Também haverá orientações sobre o uso do Ecoponto e do Zap Entulho. Serão realizadas oficinas nas comunidades sobre boas práticas de manejo de resíduos, assim como a qualificação de agentes cidadãos nos bairros.

A atendente no quiosque do Complexo Turístico Ver-o-Rio, Jéssica Costa, 30, elogia a ação.  "É uma boa iniciativa, até porque a praça fica limpa e atrai mais visitantes. A cidade precisa de limpeza como um todo e com essa ação a limpeza vai ser mais freqüente. Então pra gente vai ser muito bom, e traz mais visitantes. E aí a gente consegue vender mais".

O advogado aposentado Ely Teixeira Pascoal, 71, parabeniza a ação da Prefeitura de Belém. Para ele, a operação de limpeza valoriza a beleza da cidade. "Essa beleza é prejudicada pelo excesso de sujeira nas vias públicas. Eu acho muito importante  ter essa ação e espero que isso contribua para uma mudança da situação", afirmou o advogado.

De acordo com a Sesan, além dos 2. 200 agentes de serviços urbanos responsáveis pelas demandas diárias realizadas em Belém, mais 400 novos trabalhadores irão proporcionar um trabalho de manutenção e conservação urbana com equipes fixas, em vias com grande fluxo e concentração de pessoas.

Coleta de lixo - Com um aumento de mais sete equipes e carros coletores, será intensificada a coleta do lixo domiciliar, de segunda a sábado, nas principais vias. 

Já  a coleta programada de entulho terá inicialmente 59 rotas, sendo 32 delas em conjuntos habitacionais e 27 em trechos de ruas podendo ser solicitada por meio do  Zap Entulho enviando mensagem para o número 91 98499-0059.

Pontos de coleta seletiva - A partir do dia 23 deste mês, cinco pontos fixos de coleta seletiva estarão disponíveis para a população fazer entregas de materiais recicláveis. E, a partir de 1º de junho, mais cinco  pontos fixos serão ativados, totalizando 10 pontos.

Os cinco primeiros pontos vão funcionar na sede da Sesan, na Av. Almirante Barroso; Dres-Sesan, na Av. Alcindo Cacela; Fundação Curro Velho, na rua Professor Nelson Ribeiro; Horto Municipal, na Trav. Dos Mundurucus e Cras Guamá, na rua Augusto Corrêa.

Ampliação - A Prefeitura de Belém, por meio da Sesan, está com dois editais de chamamento público em fase de elaboração. Um será para formar um acordo de cooperação técnica com entidades que tenham interesse em realizar a coleta de caroços de açaí em Belém. 

O outro chamamento tem o objetivo de dialogar e selecionar cooperativas para realizarem a coleta seletiva de materiais recicláveis em roteiros determinados pela Sesan.

"Precisamos mudar essa realidade da cidade. Não nos conformamos com 16 anos de abandono, o que fizeram com a nossa cidade e com limpeza pública? Quando assumimos não tinha nenhum educador ambiental. Não existia educação ambiental, que é um aspecto importantíssimo para a limpeza da cidade. E nós já ampliamos, estamos com mais 40 pessoas na equipe de educação ambiental e agora, para fazer essa grande ação de limpeza nós estamos com 60 novos educadores ambientais”, disse a titular da Sesan, Ivanise Gasparim.

A programação de limpeza continua nesta quarta-feira, 18, às 8h, na Aldeia Cabana, na Pedreira, quando o prefeito Edmilson Rodrigues lançará a ação de limpeza no Lote II, que inclui os distritos administrativos da Sacramenta (Dasac), Bengui (Daben), Entroncamento (Daent), Icoaraci (Daico) e Outeiro (Daout).

A partir de quinta-feira, 19, uma equipe, formada por 100 agentes ambientais, fará a fiscalização e orientação do cidadão com relação ao manejo correto do resíduo domiciliar, trabalho que será ampliado para outras vias. Serão contemplados 11 trechos de grandes vias: 

1. Av. Pedro Álvares Cabral, entre Arthur Bernardes e José Pio; 
2. Av. Pedro Álvares Cabral, entre São José e Barão do Triunfo; 
3. Av. Arthur Bernardes, entre Pedro Álvares Cabral e canal do Una; 
4. Av. Padre Bruno Sechi, do perímetro do Emaús até a John Engelhard; 
5. Av. Bernardo Sayão, em frente à Cata; 
6. Av. Bernardo Sayão, entre José Bonifácio e Padre Eutíquio; 
7. Av. Pedro Miranda, entre Alferes Costa e Humaitá. 
8. Av. Marquês de Herval, entre Dr. Freitas e Alferes Costa. 
9. Av. Doutor Freitas, entre Pedro Miranda e Pedro Álvares Cabral; 
10. R. Antônio Everdosa, entre Estrela e Mauriti.
11. Tv. Barão do Triunfo, entre Duque de Caxias e Pedro Miranda.

_______________

Joyce Assunção | Ag. Belém