IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Prefeitura entrega Canal de Descarga, praça Antônio Flávio Pena e 300 títulos de propriedades

A obra vai melhorar o escoamento de águas da chuva por cerca de cinco quilômetros, atendendo os moradores do bairro do Jurunas e partes da Batista Campos e Cidade Velha

Ainda em comemoração aos 407 anos de Belém, nesta sexta-feira, 13, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, às 10h, entrega o Canal de Descarga da Caripunas, na avenida Bernardo Sayão com a rua dos Caripunas, no Jurunas. E, no mesmo local, entrega a praça Antônio Flávio Pena de Souza, em homenagem ao guarda municipal falecido em 25 de dezembro de 2022. 

Um dos grandes destaques nestes 407 anos de Belém é a entrega do Canal de Descarga da Caripunas, pois é uma obra muito aguardada pela população e que vai resolver o problema de alagamentos na área. 

É o primeiro Canal de Descarga do sistema de drenagem da Bacia da Estrada Nova, um investimento de R$ 29,5 milhões da Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

Às margens do rio Guamá, o Canal de Descarga é um imenso complexo de acumulação e controle de água constituído por um grande Poço de Visita capaz de acumular uma grande quantidade de água e do Canal de Descarga com 192 metros de extensão que também tem uma grande capacidade de acumulação de água. 

Por meio de três comportas, será feito então o controle das águas das chuvas e do rio Guamá para evitar alagamentos. A rede de drenagem foi renovada e ampliada a sua profundidade para cinco metros, aumentando a sua capacidade de escoamento e acumulação. 

A praça Antônio Flávio Pena de Souza vai oferecer opção de lazer e convivência para os moradores da Vila Beira-Mar e do entorno da avenida Bernardo Sayão com a rua dos Caripunas. Com cerca de 1,5 mil metros quadrados, o espaço vai contar com equipamentos de ginástica e prática de esportes e brinquedos.

A construção da praça foi uma iniciativa da Prefeitura, por meio do Promaben e das secretarias de Saneamento, Urbanismo, Meio Ambiente, Superintendência de Mobilidade Urbana e Secretaria de Juventude e Lazer. 

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) foi acionada pelo Promaben para construir as calçadas das laterais da praça Antônio Flávio Pena de Souza. O Departamento de Iluminação Pública da Seurb também realizou a implantação de quatro postes com pétala dupla e a instalação de 11 luminárias LED.

Terra da Gente - Às 18h, o prefeito Edmilson entrega 300 títulos definitivos de propriedade do programa Terra da Gente, na Escola de Samba da Matinha, travessa Castelo Branco, 120, esquina com Antônio Barreto, em Fátima. 

Outras duas ações estão programadas para os bairros da Condor, dia 19, e no Jurunas, dia 26 de janeiro. Ao todo, moradores de cada bairro receberão 300 títulos de um total de 900 que serão entregues neste mês.

O Programa de Regularização Fundiária Terra da Gente é da Prefeitura de Belém e executado pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

A iniciativa faz parte da política pública de regularização fundiária idealizada pela gestão do prefeito Edmilson Rodrigues e conta com acooperação do Governo do Estado do Pará e parceria com a Assembleia Legislativa do Pará.

Já às 19h, terá show musical, com carimbó e Fruto Sensual, no Portal da Amazônia, no Jurunas. 

___

Ag. Belém