IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Funpapa inicia diálogo com os Warao para melhor qualidade de vida do grupo

O objetivo da reunião foi dialogar sobre as políticas públicas direcionadas ao atendimento da comunidade indígena, a partir de suas vozes e reais necessidades

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), começou a por em prática a assistência aos índios venezuelanos Warao. Para dar início ao atendimento ao grupo, o presidente da Funpapa, Alfredo Costa, recebeu uma comissão formada pelos que se encontram no espaço de acolhimento do bairro do Tapanã, coordenado pela fundação. Na casa vivem cerca de 176 índios recebendo atendimento de saúde e psicológico, assim como os encaminhamentos necessários às redes socioasssistenciais para a garantia de direitos.

O objetivo da reunião foi dialogar sobre as políticas públicas direcionadas ao atendimento da comunidade indígena, a partir de suas vozes e reais necessidades. Na pauta constaram temas sobre espaço de acolhimento, alimentação, escolarização das crianças e adolescente e qualificação profissional do grupo, pontuados em um documento entregue ao presidente da fundação. 

“Essa relação direta com os líderes do povo Warao é fundamental para que possamos avançar e garantir as melhorias necessárias de qualidade de vida para um grupo tão vulnerável”, destacou o presidente da Funpapa.

Na reunião, estavam presentes as principais lideranças dos Warao, como seu Valentim Perez, de 67 anos, que está em Belém desde 2017 e tem o respeito do grupo. Para revelar a preocupação com a educação das crianças do seu povo destacou que "eu me criei em meio às montanhas lá no meu país e não tive acesso à educação, por isso acho importante que nossas crianças tenham".

___________

Agência Belém