IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Prefeitura realiza serviços de limpeza de ruas e desobstrução de canal no conjunto Promorar

A secretária de Saneamento, Ivanise Gasparim, informou que a ação envolveu mais de cem agentes da Sesan

Prefeito de Belém e secretários municipais conversaram com moradores para saber de suas necessidades.O programa "Belém Bem Cuidada" chegou neste sábado, 20, ao Conjunto Promorar, no bairro Maracangalha, em Belém.  A ação da prefeitura levou ao conjunto serviços de limpeza e desobstrução do canal Promorar. O trabalho foi conduzido pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), mas contou a cooperação de outras secretarias municipais.

“Os sistemas de microdrenagem, as tubulações estão entupidas, inclusive por vegetais, e o canal, propriamente dito, assoreado. Então, o trabalho aqui é dentro da linha de ação emergencial, limpeza do grande canal, dos pequenos dutos, das tubulações da microdrenagem, de modo a permitir o escoamento das águas", explicou o prefeito Edmilson.

Segundo ele, o trabalho no conjunto terá continuidade. "Já há um estudo técnico para a implantação sistemas que, a longo prazo, facilitarão o escoamento da água e, ao mesmo tempo, controlarão o nível da água", contou.

Canal do Promorar/Providência foi dragado para evitar transtorno igual ao que ocorreu no ano passadoServiço visa diminuir os impactos do inverno amazônico

A secretária de Saneamento, Ivanise Gasparim, informou que a ação envolveu mais de cem agentes da Sesan, com o objetivo de diminuir os impactos do inverno amazônico no conjunto. Segundo ela, o plano foi "fazer a limpeza, a dragagem do canal e avaliar o que mais podemos fazer para que não tenhamos o transtorno que houve no ano passado".

O presidente da Câmara Municipal de Belém, o vereador Zeca Pirão, esteve presente em toda a atividade da PMB no Promorar, por ter conhecimento dos sofrimento que os moradores passam por conta da falta de moradia digna. "Essa é uma demonstração de que a prefeitura está realmente preocupada com o bem estar das pessoas. O importante é isso, a prefeitura estar entrosada com os vereadores, vendo os problemas da cidade e ajudarmos a população", pontou.

Os moradores ficaram entusiasmados com a ação. Esse foi o caso da administradora Elaine Monteiro, que mora no conjunto há 22 anos. Ela contou que até o ano passado nunca tinha entrado água nas casas. "Tudo virou um rio", lamentou. Por esse motivo, disse "eu tô achando ótimo esse trabalho, porque é uma nova gestão e nós acreditamos que ele não vai só resolver o problema do nosso bairro, mas dos demais bairros de Belém".

__________

Agência Pará