IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cametá é aterrorizada por quadrilha de assalto a bancos

“Novo cangaço”. Os bandidos sitiam a cidade, dificultam a ação da polícia e atacam as bases locais das forças de segurança

No início da madrugada desta quarta-feira, 2, Cametá, município situado no nordeste do Pará, foi alvo de uma ação criminosa promovida por cerca de 15 assaltantes de banco.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup) confirmou que bandidos fortemente armados com fuzis de grosso calibre sitiaram a cidade e assaltaram uma agência bancária. Muitos moradores foram feitos reféns, a maioria de um grupo que assistia ao jogo do Flamengo pela Copa Libertadores em uma praça do centro. Vídeos da ação criminosa circularam pelas redes sociais. É possível ouvir tiros e bombas. Em uma gravação, um homem diz, chorando, que “eles bateram muito na gente”.

A Segup informou, pelas redes sociais, que equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), do Batalhão de Ações de Cães (Bac), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e duas aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp) se deslocaram para dar apoio a Cametá.

Esse tipo de ação é denominada “novo cangaço”. Os bandidos sitiam a cidade, fazem barricadas em volta para dificultar a ação da polícia e atacam as bases locais das forças de segurança. Em vídeos e publicações nas redes sociais, moradores disseram que o Batalhão da Polícia foi alvo de ataques, mas a Segup não confirmou a informação.