IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Preso suspeito de envolvimento na chacina da Fazenda Ubá de 1985

Operação conjunta das polícias do Pará e Maranhão captura acusado de homicídios históricos

Belém, PA - A Polícia Civil do Pará, em colaboração com a Polícia Civil do Maranhão, prendeu um homem acusado de envolvimento na chacina da Fazenda Ubá, ocorrida em junho de 1985. O indivíduo foi detido no bairro Parque Alvorada I, em Imperatriz (MA).

Após ser preso inicialmente em outubro no Pará, ele foi solto por decisão judicial. Contudo, uma nova ordem de prisão foi emitida, e o acusado agora está à disposição do Poder Judiciário.

Relembrando o Caso

O episódio da Fazenda Ubá resultou na morte de oito trabalhadores rurais, incluindo um adolescente e uma mulher grávida. As investigações apontam o proprietário da fazenda como mandante do crime, acusando as vítimas de invasão.

Justiça Tardia

O julgamento do caso levou mais de duas décadas para ser concluído. A retomada do processo ocorreu após a intervenção de entidades de direitos humanos e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.

Reconhecimento Internacional

Após a análise pela CIDH, foi firmado um acordo que obriga o Estado Brasileiro a reconhecer a responsabilidade internacional pela violação dos direitos humanos e a realizar uma cerimônia pública de desculpas aos familiares das vítimas.