IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Teatro Margarida Schivasappa celebra 37 anos de contribuição à cultura paraense

Espaço icônico em Belém é reconhecido por fomentar a arte regional e nacional

Belém (PA) - O Teatro Margarida Schivasappa (TMS), situado no Centur em Belém, comemora nesta segunda-feira (26) seu 37º aniversário de fundação. Inaugurado em 1987, o teatro homenageia a professora de canto e folclorista Margarida Schivasappa, figura emblemática da cultura paraense. O TMS se destaca como um dos principais símbolos culturais do Pará, recebendo artistas renomados tanto do cenário nacional quanto internacional.

Desde sua inauguração, o teatro tem abrigado uma diversidade de projetos artísticos, incluindo peças teatrais, espetáculos musicais e de dança. Artistas como Deborah Colker, Leny Andrade e Paulo André Barata já se apresentaram no palco do TMS, que também foi palco para o surgimento de novos talentos locais.

Diversidade artística e inclusão social

O espaço não só acolheu companhias de bairros periféricos e alunos de escolas, mas também promoveu eventos solidários e espetáculos independentes. Olivar Barreto, coordenador do teatro, ressalta a importância do TMS para a cultura paraense, destacando seu papel na promoção de tradições e manifestações folclóricas, como o Arraial de Todos os Santos.

Em dezembro de 2023, o TMS reabriu ao público após um processo de renovação, incluindo a aquisição de novos equipamentos e poltronas com acessibilidade. O presidente da FCP, Thiago Miranda, enfatizou o compromisso do teatro em oferecer o melhor para produtores culturais, artistas e o público amante da cultura.

Atualmente, o teatro sedia a Mostra Cultura Livre, parte do Edital Cultura Livre da FCP, que visa dar visibilidade e incentivo às produções artísticas locais, fomentando a economia criativa e o desenvolvimento de carreiras artísticas. A mostra encerra suas apresentações nesta quarta-feira (28).

Margarida Schivasappa, cujo legado dá nome ao teatro, foi uma figura central na educação e nas artes cênicas da região Norte, contribuindo significativamente para o crescimento cultural do Pará.