IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Lançado Banco de Germoplasma para preservação de abacaxi na Amazônia

Iniciativa visa proteger a diversidade genética do abacaxi comestível na região

Manaus (AM) - A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), inaugurou um Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de abacaxi na Fazenda Experimental da Ufam, em Manaus. Este projeto visa conservar a diversidade genética do abacaxi, um fruto crucial para a biodiversidade amazônica.

O projeto, parte da iniciativa “Conservação das variedades locais de abacaxi cultivadas no Amazonas”, tem como objetivo a coleta, caracterização e conservação de germoplasma de abacaxis comestíveis. A coleção já conta com 54 acessos de abacaxis de 32 municípios amazonenses.

Estratégias de Conservação

Quatro estratégias de conservação estão previstas: conservação ex situ em campo, on farm nos locais de origem, in vitro como "cópia de segurança" e a criopreservação de pólen. Essas medidas visam reduzir os riscos de perda de variabilidade genética.

Genética Henrique dos Santos Pereira, da Ufam, destaca o risco de erosão genética devido à predominância da variedade “Turiaçu”. A propagação desta variedade pode ameaçar a diversidade genética local.

Intercâmbio de Conhecimento

Fernanda Vidigal, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, contribuiu com sua expertise na conservação de germoplasma. O projeto também visa a caracterização do banco, novas coletas e a promoção de práticas sustentáveis de conservação.

Ricardo Lopes, da Embrapa, ressalta os benefícios da conservação in vitro, oferecendo segurança contra intempéries e doenças. A técnica permite também a multiplicação de variedades tradicionais, valorizando a diversidade do abacaxi amazônico.