IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Novembro Azul amplia foco para inclusão de mulheres transexuais e travestis

Campanha de saúde busca conscientização sobre câncer de próstata em grupos diversos

Belém (PA) - A campanha Novembro Azul, voltada para a conscientização sobre o câncer de próstata, expande seu alcance para incluir mulheres transexuais e travestis. Esta iniciativa, segundo o urologista Ubirajara Barroso Jr. da UFBA, é crucial para atender todas as pessoas suscetíveis à doença.

Inclusão na Saúde

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está promovendo uma abordagem mais abrangente na campanha, que agora engloba mulheres trans, destacando a importância de consultas urológicas regulares. Barroso Jr. enfatiza a necessidade de incluir mulheres trans nos cuidados de saúde, principalmente no que se refere à próstata.

Barroso Jr. alerta que, apesar da transição de gênero, a próstata permanece, e mulheres trans precisam de atenção urológica à medida que envelhecem. Ele destaca a importância de detectar o câncer de próstata precocemente.

Desafios e Preconceitos

A campanha também enfrenta o desafio do preconceito, que impede muitas pessoas trans de procurar cuidados no SUS. Keila Simpson, da Antra, reforça a necessidade de campanhas educativas inclusivas e contínuas para promover a saúde de todos, independente de gênero.

Keila também sugere a criação de espaços públicos neutros em gênero para reduzir o constrangimento no atendimento médico. O foco é garantir que todos, incluindo mulheres trans, se sintam parte do processo de cuidados com a saúde.

___

Com informações da Ag. Brasil