IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Fundação e Instituto Carlos Gomes abrem inscrições para atividades da IX Festa do Ritmo

O evento será realizado na sede do Instituto Estadual Carlos Gomes e na Usina da Paz Ucuí-Guajará

Belém (PA) - Para garantir o aperfeiçoamento técnico de músicos do Estado e alunos da instituição, a Fundação Carlos Gomes (FCG) e o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) abriram inscrições gratuitas para as atividades acadêmicas da programação da IX Festa do Ritmo, que ocorrerá entre 16 e 18 deste mês, na sede da Fundação, em Belém.

Os interessados podem se inscrever até o dia 13 de novembro (segunda-feira), por meio do formulário eletrônico, e também na secretaria do Instituto Estadual Carlos Gomes, das 8 h às 14 h.

A programação é voltada para músicos, comunidade em geral e estudantes e pesquisadores do IECG, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Escola de Música da UFPA, Fundação Amazônica de Música e outras instituições de ensino.

Ao fazer a inscrição, o interessado poderá escolher a atividade. A programação contará com mesa-redonda sobre o tema “Projetos de Extensão do IECG e comunidade”, no dia 16, as 9 h, além da Oficina de Ritmos Amazônicos, com o instrutor paraense Márcio Jardim, as 16 h. No dia 17, as 9 h, haverá a palestra “Música e Saúde: contribuições do estudo da percussão com pacientes com Parkinson”, ministrada por Rafael Barros, e as 16 h masterclass de bateria com Gledson Meira, da Paraíba.

Para participar das atividades práticas de instrumentos de percussão é necessário conhecimento musical mínimo. Serão ofertadas 30 vagas para a oficina de percussão amazônica; 30 vagas para a palestra sobre percussão e terapia alternativa para Alzheimer, e 30 vagas para a masterclass de bateria.

Atrações – Além das atividades acadêmicas, a IX Festa do Ritmo contará com apresentações de grupos de percussão convidados e de carimbó, nos três dias do evento, na sede do IECG e na Usina da Paz Ucuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). O público também poderá conferir a Feira do Beco, que funcionará no jardim da instituição, com artesanato, comidas regionais e outras atrações.

Serviço: Inscrições abertas para as atividades da IX Festa do Ritmo, de 1º a 13/11. Formulário da inscrição disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1ygplg3jLCF3ntAkKX3bgvw28feTEVCJPaEF5gqk. Local de inscrição presencial: Secretaria do Instituto Estadual Carlos Gomes – Avenida Gentil Bitencourt, nº 977, bairro de Nazaré.

___

Agência Pará