IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Escolas da Região Metropolitana retomam entrega do vale-alimentação escolar

Nesta sexta-feira e no sábado a entrega continua, obedecendo ao cronograma da Seduc e às normas de segurança contra a Covid-19

Edson Silva (d), um dos primeiros a chegar à escola, ao lado da diretora Elza BatistaAs escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém (RMB) continuam, nesta quinta-feira (18), a entrega aos alunos, ou para seus responsáveis, dos cartões de vale-alimentação escolar. É a segunda remessa do auxílio garantido pelo governo do Estado aos estudantes da rede estadual de ensino durante a suspensão das aulas, em virtude da pandemia de Covid-19. O cartão equivale a R$ 80,00 por aluno.

A etapa atual foi iniciada no último dia 06 de junho em municípios do interior, com recarga automática nos cartões de mais de 300 mil alunos. Já na Região Metropolitana de Belém a entrega começou na última sexta-feira (12) em oito escolas da capital - Professor Francisco da Silva Nunes, Barão de Igarapé-Miri, Paes de Carvalho, Pedro Amazonas Pedroso, Frei Daniel, Alexandre Zacarias de Assunção, Teodora Bentes e Deodoro de Mendonça.

Na Escola Estadual Boca do Acre, no bairro do Telégrafo, em Belém, além dos vales os 150 alunos do ensino fundamental também receberam os cadernos de atividades impressas que reforçam a aprendizagem em casa.

Higienização

Para fazer o atendimento aos pais e responsáveis de forma segura, a escola foi higienizada dois dias antes da nova entrega. “Disponibilizamos álcool em gel e exigimos o uso da máscara. Todas as orientações fora repassadas às famílias pelo WhatsApp”, informou a diretora Elza Batista. 

Edson Silva foi um dos primeiros a chegar à escola. Ele contou que a segunda remessa do vale-alimentação vai complementar a renda da família. “Isso foi uma ajuda que chegou em boa hora. Ficou bem melhor”, declarou. 

A dona de casa Iracy Tenório garante que o cartão ″ajuda bastante na nossa renda″Na residência da dona de casa Iracy Tenório todos estão desempregados e, segundo ela, a alimentação do filho estava prejudicada com o pouco dinheiro que recebe dos serviços esporádicos que o marido consegue. Feliz em receber o auxílio do governo do Estado pela segunda vez, ela afirmou que se sentia aliviada em poder reforçar as refeições do estudante. “Nesse momento é muito importante para a nossa alimentação. Isso ajuda bastante na nossa renda”, acrescentou. 

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o cronograma de entrega dos vales prossegue nesta sexta-feira (19) e no sábado (20). “O aluno deve aguardar o contato da escola ou comparecer à unidade de ensino para obter mais informações. A nossa recomendação é que a escola consiga entregar tudo em até dois dias”, informou a titular da Seduc, Elieth de Fátima Braga.

Direito assegurado - Os municípios da Região Metropolitana de Belém possuem 349 escolas estaduais e 212.536 alunos. Todos os estudantes matriculados regularmente têm direito ao vale. É importante que a comunidade escolar evite aglomeração e observe os cuidados com a higiene, além do uso obrigatório de máscara e distanciamento mínimo de 1 metro. “Os pais e estudantes não precisam se aglomerar em filas ou chegar com antecedência à escola, pois o vale é assegurado ao aluno e todos irão receber”, garantiu Elieth Braga.

O aluno deve guardar o cartão após o uso, a fim de garantir a terceira recarga prevista para julho. Os aspectos técnicos de uso do cartão, como senha e desbloqueio, devem ser realizados pelos números de contato e do aplicativo da empresa informados no verso do cartão. Já os estabelecimentos comerciais credenciados para a compra dos alimentos podem ser verificados no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br).

A Seduc também está tratando dos últimos detalhes para o fornecimento dos cartões de vale-alimentação para alunos das regiões de Integração Rio Guamá e Rio Capim. Nas duas regiões, a entrega ocorre a partir do dia 22 de junho, e se estende ao longo da semana seguinte.

__________

Agência Pará