IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Paciente atendido na Policlínica Itinerante no Marajó é transportado para Belém pelo Graesp

A articulação feita pelo governo do Estado garante o acesso rápido de pacientes do interior à rede de saúde da capital

Uma aeronave do Governo do Pará transportou, na tarde deste sábado (13), de São Sebastião da Boa Vista, município do Arquipélago do Marajó, para o Hospital de Campanha de Belém, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, um paciente que procurou a equipe da Policlínica Itinerante, que presta serviços no município, em busca de ajuda. A aeronave pousou no município por volta das 16h40 e decolou às 17h15 rumo ao Hospital de Campanha. A ação somente foi possível pela parceria entre a coordenação da Policlínica Itinerante e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp).

“Que alívio. A equipe mobilizou rapidamente a transferência para Belém, tudo em tempo recorde. A família ficou muito aflita, mas tudo deu certo. Só tenho a agradecer ao Governo do Pará pela assistência. Foi fundamental. Agora meu irmão está bem assistido”, disse Dilva Santos, irmã do paciente, que acompanhou o embarque. 

Kelly Mendes, técnica do TerPaz (Programa Territórios pela Paz), que integra a equipe, esteve ao lado do paciente durante todo o processo. “Em casos mais graves, o primeiro passo é levar o paciente até o Hospital Municipal para estabilizá-lo, e então providenciar o apoio do Graesp”, informou.

O trabalho realizado pelo Graesp, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), tem sido fundamental desde o início da pandemia, seja para transportar medicamentos, amostras para teste de Covid-19 e pacientes do interior que necessitem de internação em hospitais da capital paraense.

São Sebastião da Boa Vista é o terceiro município a receber os serviços da Policlínica Itinerante do Governo do Pará, que equipou um navio com 32 profissionais para atender a população do arquipélago marajoara. O objetivo é oferecer assistência médica diferenciada para evitar o agravamento de casos da Covid-19, a partir de atendimento rápido e eficaz para pessoas que apresentam sintomas leves e moderados da doença. Após a consulta, caso seja receitado, o paciente recebe os medicamentos para tratamento da Covid-19.

Neste primeiro dia de atendimento foram realizadas 168 consultas médicas, 68 testes rápidos e 26 exames PCR (coleta de secreção), e entregues 112 medicamentos.

Atendimento aprovado

A pensionista Jaira Tavares, 36 anos, procurou a Policlínica Itinerante porque há 10 dias tem febre e falta de ar. “Quando soube que o navio com os serviços estava na cidade não pensei duas vezes e procurei atendimento. Vou levar remédios para casa”, contou Jaira, que aprovou o atendimento recebido: “É 10! Tanto é que já liguei para alguns familiares para que também procurem o atendimento”. 

Acompanhado dos cinco filhos, o servidor municipal Kildare Campos recebeu medicamentos para fazer o tratamento em casa. Ele e dois filhos fizeram teste rápido e o diagnóstico foi positivo. “Agora é se cuidar em casa e seguir à risca o que o médico recomendou. Agradeço ao esforço do Governo do Pará em proporcionar serviços de qualidade para a população de São Sebastião da Boa Vista”, ressaltou o servidor.

Dedicação

Um dos 32 profissionais que trabalham no Marajó é o farmacêutico Sávio Pereira, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Sávio reforça que, além de poder contribuir para salvar vidas, a ação o ajudará a crescer como profissional e pessoalmente. “A gente aprende muito com o povo do interior. São pessoas educadas e solícitas. Sempre nos recebem bem e todos que estão envolvidos na ação tentam retribuir da melhor maneira possível. A vivência está sendo incrível”, afirmou.

A embarcação da Policlínica Itinerante fica em São Sebastião até este domingo (14). Na segunda-feira (15), o serviço chega ao município de Cachoeira do Arari; no dia 16, a Salvaterra e, por último, no dia 17, a Soure.

__________

Agência Pará