IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Belém inicia terceira fase da vacina contra o vírus da Influenza

A Sesma vacinou 156.285 pessoas contra o vírus influenza, atingindo 40,25 % da meta estipulada

Vacinação contra o vírus da influenza prossegue até 9 de julhoComeçou nesta quarta-feira, 9, a terceira fase da campanha de Imunização contra o Influenza (vírus da gripe). 83 postos aqui da capital e dos distritos disponibilizam a vacina de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. 

Os grupos desta etapa são pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários do sistema penal, forças armadas, agentes de segurança e salvamento, população carcerária, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) é vacinar 142.600 pessoas. A vacinação vai até 9 de julho.

A autônoma Rosilna Marinho, 52 anos, resolveu ir logo no primeiro dia da campanha se vacinar. Ela é hipertensa e sabe que com saúde é melhor não facilitar. “Eu escolhi vir logo porque ainda não vacinei contra a Covid e é melhor garantir a vacina da influenza. Se eu adoecer, pelo menos, pego uma versão mais leve da gripe e como tenho comorbidade preciso ficar ainda mais atenta”, informou.

Ela escolheu a Unidade de Saúde da Sacramenta para fazer a imunização, local que dispõe de duas salas para fazer a vacinação. Uma média de 150 vacinas são aplicadas por dia no local.

Dina Santos é enfermeira há 20 anos, atua na unidade da Sacramenta e faz um alerta para que as pessoas não deixem de usufruir de um direito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela explica que as pessoas precisam entender que não podem se preocupar só com a Covid-19, mas com o H1N1 também, afinal é um vírus que também mata. Por isso, enfatiza a enfermeira, é importante se vacinar e garantir a saúde da pessoa e da família dela, pois é uma doença contagiosa.

A dona de casa Joana Oliveira, 56 anos, levou a mãe Isadora Oliveira, 83 anos, à Unidade da Sacramenta para e ficou aliviada depois que a mãe saiu vacinada. “Agora ela tá com todas as vacinas em dia, a da Covid e do Influenza. Ela já pode sair de casa para dar uma voltinha, pois antes só saía para ir ao médico e à igreja.Ver ela com um pouco mais de liberdade me deixa feliz”, contou.

Balanço da vacina contra o vírus influenza em Belém

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vacinou 156.285 pessoas contra o vírus influenza, atingindo 40,25 % da meta estipulada, que é de 388.248 nas primeiras duas fases da campanha.

A primeira fase ocorreu de 12 de Abril a 10 de Maio, onde foram incluídas crianças de seis meses a dois anos. Nesta etapa,  19.187 doses foram aplicadas, sendo 22.547 doses de crianças de dois a menores de cinco anos.

Também receberam a vacina contra a gripe (influenza) 9.105 crianças de cinco anos, 11 meses e 29 dias. 7.994 mulheres gestantes, 962 puérperas (mulheres que tiveram parto até 45 dias), 17.129 trabalhadores da saúde e 113 indígenas. Também foram vacinados 74.079 mil idosos e 5.139 professores. Como esses grupos não atingiram a meta, a vacinação prossegue para eles.

_________

Agência Belém