IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Fiscalização: radares flagram mais de 500 veículos em excesso de velocidade

Balanço parcial mostra que o primeiro final de semana de veraneio teve um fluxo intenso de veículos em direção aos balneários

Agentes de educação e fiscalização atuam em municípios paraenses para garantir segurança nas estradas e melhor acesso a balneáriosNo primeiro final de semana da Operação Verão 2020, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) registrou mais de 500 veículos que excederam o limite de velocidade, a partir de imagens dos radares portáteis, manuseados por agentes do órgão nas estradas estaduais. O balanço ainda é parcial. Após análise das imagens para confirmar as características do veículo e a veracidade do registro, os proprietários que cometeram a infração serão notificados. O local com maior registro foi em Salinópolis, nordeste do estado.

O fluxo de veículos foi intenso neste primeiro final de semana de veraneio, mas o Detran mobilizou mais de 230 agentes de educação e fiscalização para atuar em vários municípios e garantir a segurança viária dos veranistas. O trabalho consiste em ordenar o fluxo nas estradas e acessos aos balneários, além de assegurar o cumprimento das medidas de enfrentamento da Covid-19, conforme decreto estadual e as diretrizes dos municípios. 

O fluxo mais intenso nos primeiros dias de julho foi em Salinópolis, em Barcarena - na Praia do Caripi - e em Santarém. Até o momento, há registro de três acidentes, com danos materiais, nos quilômetros 8, 12 e 18 da rodovia BR-316, além de um, em Barcarena, onde o causador do acidente foi apresentado à autoridade policial por estar alcoolizado.

Até o final da tarde deste domingo (5), mais de 700 autuações por infração de trânsito foram aplicadas aos condutores, em sua maioria, motociclistas que não usavam o capacete e passageiros sem o cinto de segurança - equipamentos de uso obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para garantir a segurança viária dos usuários. 

LEI SECA

Os agentes de fiscalização também estão empenhados na Operação Lei Seca, cujo objetivo é  combater a combinação entre álcool e direção. Até o momento, 15 autuações e 8 prisões por alcoolemia já foram registradas: 4 condutores em Salinas, 1 em Belém e outros 3 em Barcarena foram presos por dirigir sob o efeito de álcool.

“O nosso foco principal é preservar a integridade física e a vida das pessoas nas vias. Nossas fiscalizações visam a coibir os excessos de velocidade e a nociva combinação de álcool e direção, principalmente nesta época do ano. Estamos trabalhando para reduzir os riscos e que as pessoas voltem em segurança para suas casas”, ressalta Ivan Feitosa, coordenador de operações do Detran.

Paralelamente às ações de fiscalização, agentes de educação também promovem orientação e conscientização em quatro municípios. Apenas na manhã deste domingo (5), na praia do Atalaia, em Salinópolis, cerca de 161 veículos foram abordados e mais de 500 condutores e passageiros orientados quanto aos fatores de risco, saúde e segurança no trânsito. Deste total, 45 passageiros estavam sem o cinto de segurança; 19 condutores conduziam o veículo usando sandálias; 9 veículos com bebidas alcoólicas; 81 condutores sem máscara e 153 passageiros sem o equipamento essencial de proteção em época de pandemia. O Detran também faz o controle dos protocolos sanitários de segurança em decorrência da Covid-19. 

A atuação dos agentes do Detran na Operação Verão vai até 3 de agosto, com fiscalização e trabalhos educativos nas vias de acesso aos principais balneários da Região Metropolitana de Belém e dos municípios do interior.

O fluxo, no início da noite deste domingo (5), na rodovia BR-316, era bastante intenso devido à chuva que caiu à tarde. Foi feita a inversão de uma das faixas do sentido Interior-Capital para assegurar melhor fluidez e evitar pontos de lentidão. A inversão se iniciou por volta de 16h. O Detran dispõe de 45 agentes em regime de revezamento nas rondas nos 18 primeiros quilômetros da BR-316.

__________

Agência Pará