IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Governo do Estado lança programa de asfalto na cidade de Belém

Primeiros bairros a receberem as obras são Guamá e Terra Firme, além do distrito de Icoaraci

Na manhã desta segunda-feira (22), o governador Helder Barbalho assinou ordens de serviço que autorizam o início da execução do programa 'Asfalto Por Todo o Pará' no município de Belém. Iniciado em 2020, o programa tem como objetivo a execução de obras de pavimentação asfáltica em municípios de todas as 12 regiões de integração do Estado. Um investimento que supera os R$ 600 milhões.

Participaram da cerimônia os secretários de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, de Cultura, Úrsula Vidal, o deputado federal Júnior Ferrari, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Daniel Santos, além do vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, e vereadores do município.

"A partir de hoje estamos iniciando as ações de pavimentação na capital. Temos como meta chegar a 100 km de asfalto ainda neste semestre em todos os bairros de Belém. Vamos levar pavimentação para o centro da cidade, mas, acima de tudo, para as comunidades mais carentes e sofridas” – Helder Barbalho, governador do Pará.

O trabalho começa a partir de hoje. Inicialmente, as frentes de trabalho do programa vão se concentrar nos bairros do Guamá, Terra Firme e no Distrito de Icoaraci. A previsão, ao longo do ano de 2020, é de que outros nove bairros de Belém também sejam contemplados, além dos distritos de Mosqueiro e Outeiro.

Durante a assinatura, o governador Helder Barbalho falou sobre a importância do Programa para os municípios do Estado. Segundo o chefe do executivo estadual, atualmente o trabalho de pavimentação está sendo executado em 53 municípios.

“Municípios de todas as mesorregiões têm recebido pavimentação asfáltica e obras de infraestrutura feitas pelo governo do Estado. Não poderia ser diferente a atenção do nosso Governo para com a Região Metropolitana, onde já estamos com obras de pavimentação em Ananindeua, Marituba, Benevides e Castanhal", destacou Helder Barbalho.

Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), um dos objetivos do programa é levar melhorias de acesso e mobilidade aos bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz, criado pelo Governo para combater a vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e de cidadania na Grande Belém.

Para o vice-prefeito do município de Belém, Orlando Reis, o programa é mais uma demonstração de carinho do governador Helder Barbalho pela capital. “Tenho convicção de que isso vai gerar melhorias significativas em inúmeros bairros. Quem ganha com isso é a população de Belém”, afirmou.

A secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal, também participou da cerimônia e destacou a importância da ação neste momento de retomada das atividades econômicas. “O Programa vai dar uma atenção à capital, que historicamente sofre com problemas de acesso dentro dos bairros. Em um momento em que ainda estamos enfrentando uma pandemia, vamos precisar de uma cidade preparada. Asfalto é qualidade de vida e dignidade para as pessoas que moram na nossa cidade”, apontou.

A cerimônia de assinatura das ordens de serviço também foi acompanhada por representantes da Câmara Municipal de Belém. O vereador Bieco falou sobre a importância das obras de pavimentação para as comunidades. “É muito importante para a comunidade saber que o Governador Helder Barbalho tem essa preocupação e esse olhar. Não tenho palavras para descrever o quanto essas pessoas vão agradecer ao Governo pelo trabalho que está sendo feito nas comunidades, principalmente pelas nossas periferias”, disse o parlamentar.

O vereador Wellington Magalhães também assistiu com satisfação ao anúncio do início dos trabalhos na capital. “Moro praticamente na fronteira dos bairros do Guamá e Terra Firme e sei dos problemas que existem lá e da importância de obras de pavimentação para a população dos bairros”.  

O governador do Pará ressaltou a importância da colaboração de todos os vereadores de Belém. “Esperamos que os vereadores possam dialogar com a população para demonstrar a preocupação do Governo do Estado em levar este benefício. Nossa intenção é atender o maior número de pessoas e colaborar para que Belém fique melhor, mais bonita, mais bem tratada e cuidada. Quando se quer trabalhar e ajudar não se pergunta de quem é a responsabilidade, se coloca prontamente à disposição para achar uma solução para os problemas”, destacou Helder Barbalho.

___________

Agência Pará