IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Há mais de 30 dias, 83 municípios paraenses não registram crimes violentos letais

Os dados divulgados pela Segup resultam dos investimentos em equipamentos e das ações ostensivas realizadas pelo governo do Estado em todas as regiões

Marituba, na Região Metropolitana de Belém, está entre os municípios que avançam na segurança públicaAs ações contínuas de segurança pública realizadas em todas as regiões do Pará continuam sendo decisivas para a redução dos indicadores de criminalidade em 83 municípios, apontam os dados divulgados nesta terça-feira (11), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).

Segundo os dados analisados, 83 municípios paraenses não registram Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte há mais de 30 dias, com destaque para o município de Marapanim, que está há 487 dias sem registrar o delito, que corresponde ao período de 10 de junho de 2021 a 10 de setembro de 2022. 
 
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, ressalta que a redução contínua dos crimes reflete as fortes ações adotadas, de forma preventiva e ostensiva, além das investigações minuciosas dos crimes praticados. “Vamos sempre ressaltar que a integração, os investimentos e a inteligência, adotados desde o início da gestão, mudaram a realidade do Pará quando o assunto é segurança pública. As ações estão sendo feitas de forma eficaz para reduzir a criminalidade em todas as regiões do Estado. Observamos que tanto as ações, quanto os investimentos realizados, como a aquisição de equipamentos, têm sido instrumentos essenciais para auxiliar na queda constante do número de crimes”, enfatizou o secretário.

Entre os municípios que não registram crimes violentos há mais de 30 dias estão: Curuá (430 dias); Santa Maria do Pará (120); Marituba (110); Dom Eliseu (92); Jacareacanga (89); São Miguel do Guamá (82); Benevides (38); Barcarena (34); Mocajuba (32) e Anapu (32).

Reduções no Marajó - Vários municípios do Arquipélago do Marajó também registram redução na violência. Entre eles estão Cachoeira do Arari (304 dias); Breves (55); Ponta de Pedras (142); Salvaterra (253); Bagre (219); São Sebastião da Boa Vista (163); Muaná (138); Afuá (89); Curralinho (44) e Soure (39). São mais de 30 dias sem nenhum registro de CVLI, resultado de investimentos na região, como a implantação da Base Fluvial Antônio Lemos, aquisição de embarcações e ações ostensivas.  

"A região do Marajó tem recebido vários investimentos nos últimos meses, como a aquisição de lanchas, coletes balísticos, sistema de videomonitoramento, o que auxilia no trabalho dos agentes de segurança e contribui fortemente para que os municípios tenham mais segurança e se mantenham em redução, seja nos crimes violentos ou em outros delitos, como furtos e roubos", afirmou o titular da Segup.

___

Ag. Pará