IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Governo realiza a entrega do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel

Centro atuará até o final da Procissão do Círio, que acontece no próximo domingo, 09

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou, nesta sexta-feira (07), a entrega do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel - CICC Móvel. O equipamento, inédito para a segurança pública do Estado, será utilizado durante grandes eventos e Operações realizadas pela segurança pública, especialmente, atendendo as ações desencadeadas no interior do Estado.

O objetivo é de fazer o monitoramento, em tempo real, das imagens das câmeras de segurança, instaladas nas vias públicas, atendendo as áreas de interesse operacional, reunindo nele os agentes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social - Sieds - Otimizando o tempo resposta para a sociedade. Para o governador do Estado, Helder Barbalho, essa é mais uma importante conquista da Segurança Pública que irá integrar ainda mais as forças em benefício à população, em especial, na estreia do no CICC Móvel no monitoramento das vias de acesso, as principais romarias do Círio de Nazaré. “Este é um momento muito importante para a segurança pública do Estado quando estamos entregando o CICC móvel, onde juntam-se todos os órgãos do sistema de segurança, atrelados às informações, estatísticas, tecnologias que permitam a efetiva intervenção e ações de monitoramento para subsidiar as ações de segurança para a população. Este equipamento não apenas traz o conjunto de tecnologia mas também permite a integração dos órgãos de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Detran, Polícia Científica, também os agentes municipais de segurança, os agentes federais e todo o sistema para proteger a população.

Este equipamento já será utilizado no Círio de Nazaré, este que é o maior evento religioso do Brasil, e que permitirá que através dessa estrutura possamos monitorar todas as vias de acesso que direta e indiretamente atendem a população no trajeto das procissões. "Tudo isso para que possamos mobilizar todo o Sistema de Segurança que, estará também permitindo assistência e o apoio à saúde, com a atuação da  Cruz Vermelha, dos agentes de saúde que estarão cuidando e assistindo a população e portanto integrando a população a partir desse equipamento”, disse o Governador 

Investimento - Com investimentos tecnológicos totalizados em R$1.435.000,00, o CICC Móvel possui espaços modernos, com telas de vídeo WAll, de alta definição, utilizados para visualização das câmeras de videomonitoramento que possuem, ainda, recursos como o de reconhecimento de placa veicular e facial, adquiridos também durante a atual gestão da Segurança Pública. 

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, destacou a criação do primeiro Centro Integrado de Comando e Controle, localizado na Almirante Barroso, em Belém, e a funcionalidade tecnológica dos Centros na celeridade das informações e na pronta resposta das ações desenvolvidas pela segurança à toda a Sociedade. “Mais um equipamento com tecnologia e referência nacional sendo entregue hoje, já temos o Centro Integrado de Comando e Controle na Almirante Barroso e agora com essa estrutura móvel possibilitará que nós estejamos em eventos específicos, como agora o Círio de Nazaré, além das feiras de agropecuária no interior, para que a gente possa integrar as forças de segurança para que elas possam atuar com poder de decisão e de forma imediata onde o evento esteja ocorrendo. Além disso, utilizamos toda a tecnologia que nós temos em qualquer dos nossos Centros, como as câmeras de Inteligência Artificial, com internet e equipamentos para que possa ser feitas atividades em qualquer outro ponto deste Centro Integrado”  

Mobilidade - Com funcionalidade desenvolvida para dar mobilidade às Operações de Segurança, o Centro Integrado Móvel, poderá ser instalado em pontos estratégicos, abrangendo, especialmente, as ações desencadeadas pela Segurança Pública, no interior do estado, sobretudo, nos municípios em que esteja ocorrendo operações estratégicas e grandes eventos. O objetivo é de realizar o videomonitoramento, em tempo real, das imagens das câmeras de segurança, instaladas nas vias públicas,por todo o Pará, atendendo as áreas de interesse operacional, reunindo nele os pontos focais dos órgãos de Segurança Pública de todas as esferas, para otimizar as tomadas de decisões integradas, diminuindo assim, o tempo resposta para à sociedade. Inovação - O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel será utilizado, pela primeira vez, na maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré.

O equipamento já está instalado na Av, Nazaré, localizado, de forma estratégica, no Largo do Redondo de onde as equipes de segurança integradas iniciarão suas atividades, já nesta sexta-feira, 07, realizando o monitoramento 24h, das vias de acesso as principais procissões da festividade, além de contar com uma equipe da Polícia Civil para realizar os registros das possíveis ocorrências que podem acontecer durante as principais procissões, com o   objetivo de fortalecer a segurança no entorno das romarias e garantir maior tranquilidade aos romeiros da Virgem de Nazaré. O Centro atuará até o final da Procissão do Círio, que acontece no próximo domingo, 09.

 ___

Ag. Pará