IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Grupos indígenas peruanos bloqueiam rio na Amazônia após derramamento de óleo

Gilberto Guevara, líder de uma comunidade indígena, mostra sacos cobertos por derramamento de óleo no Bloco 192, uma área da Amazônia peruana onde mais de 200 derramamentos de óleo ocorreram desde 1997Grupos indígenas peruanos bloquearam um grande rio na região amazônica do país na quarta-feira em protesto contra um derramamento de petróleo bruto de cerca de 2.500 barris na maior floresta tropical do planeta, disse o governo.

O vazamento ocorreu em 16 de setembro e afetou várias comunidades indígenas na região de Loreto, no nordeste do Peru. Embora o Ministério do Meio Ambiente do Peru tenha estimado o vazamento em 2.500 barris, a estatal Petroperu disse que ainda não tinha uma estimativa.

A Petroperu disse em comunicado que o vazamento foi resultado de danos "intencionais" causados a um oleoduto operado pela empresa. O oleoduto transporta petróleo bruto da Amazônia para a região de deserto costeira do Peru para ser refinado.

O oleoduto tem sido o local de vários derramamentos de óleo nos últimos anos.

O governo disse em um comunicado que as comunidades estão bloqueando o grande Rio Maranhão, um importante afluente do Amazonas, o que impede as autoridades de coletar amostras de água e distribuir medicamentos para as comunidades indígenas afetadas.

A Reuters não conseguiu entrar em contato com um representante da comunidade para comentar.

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e sua preservação é considerada fundamental pelos cientistas para evitar mudanças climáticas catastróficas. O Peru tem a segunda maior seção da Amazônia depois do Brasil.

Embora o Peru seja um pequeno produtor de petróleo, produzindo apenas 40.000 barris por dia, seus campos de petróleo estão concentrados na Amazônia.

O incidente é pelo menos o segundo grande derramamento de óleo a ocorrer no Peru este ano, depois que a petrolífera espanhola Repsol SA derramou mais de 10.000 barris no Oceano Pacífico em janeiro de um navio-tanque que estava descarregando em uma refinaria da empresa perto da capital Lima.

O derramamento também é o décimo primeiro a ocorrer até agora este ano na Amazônia, disse a Petroperu, mas o primeiro a fluir diretamente para um rio.

O governo do presidente peruano Pedro Castillo disse que quer que a Petroperu aumente a produção, especialmente em seu inativo Lote 192, o maior campo de petróleo do país, localizado nas profundezas da Amazônia.

___

Reuters