IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Guarda Municipal garante apoio ao processo eleitoral nos locais de votação em Belém

GMB presente na reunião de planejamento da segurança pública nas eleições 2022No próximo domingo, 2 de outubro, a Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), participa integrada com outros órgãos de segurança da votação do primeiro turno do pleito eleitoral de 2022.

O comando da Operação Eleição 2022 ficará a cargo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que contará com representantes de todas as entidades envolvidas no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC).

A responsabilidade da GMB é a garantir a segurança, para evitar ocorrências que possam colocar em risco a lisura do processo eleitoral deste ano. Os agentes de segurança do município realizarão base e patrulhamento a pé, motorizadas e por meio de viaturas.

Segundo o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, serão empregados 284 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Tático, composto pelo Grupamento de Ações Tática (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu). 

Para cumprirem com suas missões, os grupamentos terão disponíveis 30 motos, 17 viaturas e uma lancha, que serão utilizadas para o monitoramento de 29 locais de votação na capital e nos distritos de Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e ilha do Combu.

“Nossos guardas municipais atuarão nos colégios eleitorais que funcionarão nas escolas da rede municipal de Belém, cada local vai receber três agentes por turno, que realizarão trabalho de manutenção da ordem na frente e nas adjacências de cada local”, explicou o inspetor Joel.

Ele disse, ainda, que nestas eleições serão escalados guardas municipais para atuarem no patrulhamento fluvial na ilha do Combu. “Este ano vamos empregar uma guarnição da Inspetoria Especial de Ações Táticas para atuarem nos furos da ilha do Combu”.

Mesmo com o efetivo da GMB focado no trabalho das eleições, o trabalho de cotidiano da corporação continuará nos postos fixos e volantes na capital. Caso a população observe algum fato que não corresponda de acordo com a normalidade, basta acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153.

___

Ag. Belém