IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Prevenção ao suicídio é tema central do Projeto Sala de Espera

Durante a ação, além de distribuição de informativo, a equipe técnica do IPMB faz exibição de vídeos educativosA dona de casa Emelina de Matos Miranda, de 63 anos, recebeu na manhã desta terça-feira, 13, informações sobre como lidar com a depressão, um indicador preponderante que pode levar ao suicídio. “É uma situação que observo em algumas famílias. Muitos jovens ficam o tempo todo só no celular e se isolam. Os pais deveriam colocá-los para fazer atividades, para estudar”, comentou.

O depoimento de Emelina ocorreu logo após a mais uma ação da Prefeitura de Belém, por meio do Projeto Sala de Espera do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), focada na campanha Setembro Amarelo, que valoriza a vida e se transformou em uma forma de combate ao suicídio. 

A campanha acontece em todo o país desde 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), para discutir e prevenção do suicídio .

Sala de Espera -  é um projeto acontece às terças-feiras e visa orientar e prestar informações sobre vários assuntos. Neste mês, a depressão e o suicídio são os temas centrais debatidos com as pessoas que aguardam atendimento no IPMB.

Na manhã desta terça-feira, a campanha foi conduzida pelas assistentes sociais Gisele Batalha e Heloísa Pinto, que repassaram informações aos usuários e ainda fizeram exibição de um vídeo educativo sobre o tema.

A assistente social Gisele Batalha alertou sobre a importância de todos estarem atentos aos sinais de alguém com depressão e que  pode levar ao suicídio.

“Muitos tomam a decisão de se matar impulsivamente e logo depois se arrependem. Às vezes, tudo é resultado de uma angústia tão grande que a pessoa só quer que essa sensação acabe. Se ela não tiver o acolhimento e a compreensão da família, pode cometer o ato contra a própria vida. Fica o alerta para que se busque acolher e buscar ajuda a essa pessoa”, orientou.

***

Ag. Belém