IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Segunda edição da Avenida Cultural leva multidão à avenida Presidente Vargas

A iniciativa foi uma ação integrada da prefeitura, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), para levar lazer gratuito à população de todos os bairros da capital.

A avenida Presidente Vargas foi ocupada por uma multidão na manhã deste domingo, 28. Todos estiveram lá para aproveitar as diversas ações de cultura, esporte, lazer e empreendedorismo promovidas pela Prefeitura de Belém na segunda edição da Avenida Cultural.

A iniciativa foi uma ação integrada da prefeitura, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), para levar lazer gratuito à população de todos os bairros da capital. A programação contou com mais de 12 órgãos envolvidos.

A diversão tomou conta da avenida presidente Vargas, que ficou fechada no perímetro entre as ruas Riachuelo e Gaspar Viana.

Direito pleno -  "Cuidar da alma, dar direito à população mais carente de trazer seus filhos para brincar, ter acesso a artistas sem ter de pagar ingresso, fazer amigos. Se temos compromisso com uma Belém mais feliz, temos que ter uma política cultural, no sentido amplo, com arte, esporte, lazer, música, dança e artesanato, para que Belém seja uma cidade que garanta o direito pleno à cidadania", comentou o prefeito Edmilson Rodrigues, que participou de todas as programações do evento.

Diversão para a família - Danças, brincadeiras e as músicas regionais, como carimbó e tecnobrega, divertiram famílias, adultos e idosos. O músico Ricardo Amador, de 37 anos, ao lado da esposa Renata Ribas, aproveitou a manhã de lazer com o filho Benicio, de 8 anos.

"É ótimo ter espaços para lazer em Belém, e só aqui nesse evento podemos ter várias coisas em um só lugar. Uma das atrações que mais gostei foi a apresentação da Banda da Guarda Municipal", comentou o músico. 

Brincadeiras - Um quarteirão inteiro da avenida estava voltado para as crianças. Brinquedos infláveis, jogos, esporte e dança animaram pais e filhos, que, juntos, brincaram e se divertiram. A servidora pública Renata Ribas, de 38 anos, acompanhou o filho Augusto Neto, de 8 anos, nas brincadeiras. 

Disposição - "É muito bom ter esse lazer para a crianças e é importante para os pais, pois é gratuito e seguro. Moramos aqui perto, ficamos sabendo e viemos com a maior disposição", comentou. 

Shows - Brega, carimbó, samba e os DJs promoveram um grande show de ritmos, na tenda Palco "Walter Bandeira". Os grupos Uirapuru, Layse e os Sinceros, a Banda da Guarda Municipal e Mc Bruna se apresentaram.

Incentivo - O professor Eldison Corrêa, de 48 anos, morador do bairro do Guamá, aproveitou a manhã de domingo ao lado da família. "Temos que ter esse incentivo à cultura, é de grande importância vir aqui, escutar uma boa música, passear com os filhos, comer algo, cultura é isso", comentou.

Serviço - Equipes de vários órgãos da Prefeitura de Belém atuaram na realização da Avenida Cultural. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) organizaram o trânsito nas vias de acesso. A Guarda Municipal de Belém (GMB) realizou fiscalizações a pé e por meio de motocicletas.

Equipes da Defesa Civil Municipal e do Serviço de Atendimento em Urgência (Samu) ficaram de prontidão durante todo o evento.

 

Ag. Belém