IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Polícia Federal investiga fraude em licitação de compra de combustível por prefeitura no Pará

Suspeita é de que tenha havido superfaturamento em certame envolvendo a administração municipal

Agentes da PF fazem operação em prefeitura no interior do ParáA Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Estado do Pará cumpriram nessa sexta-feira (26) seis mandados de busca e apreensão em Vitória do Xingu e Altamira, no sudoeste do estado, no âmbito da operação Opala. A suspeita é de que tenha havido superfaturamento na compra de combustíveis pela prefeitura de Vitória do Xingu.

De acordo com a PF, as investigações, que começaram no ano passado, constataram que a prefeitura teria gastado mais de R$ 20 milhões somente com a compra de combustíveis. Isso representa o dobro do que foi gasto pelo município de Altamira, que fica próximo, e tem uma população sete vezes superior e uma área 50 vezes maior.

As investigações constataram também, ao analisar os procedimentos licitatórios ligados ao município, irregularidades junto à empresa envolvida na fraude, restrição de competitividade, superfaturamento de preços e esquema de fraude nas notas pagas pela prefeitura.

A empresa que venceu a licitação e ofereceu o menor valor em duas semanas subiu o preço do litro vendido para a prefeitura. Além disso, o posto vencedor do certame pertence à família do prefeito. O valor contratado pela prefeitura junto à empresa daria para abastecer três vezes a frota do município, incluindo carros particulares. Veio daí o nome da operação, chamada de Opala, por ser referência a um veículo tido como pouco econômico.

A ação busca acabar com a prática delituosa, identificar para onde foi o dinheiro, recuperar o patrimônio e responsabilizar os envolvidos. A pena para esse tipo de crime é de 19 anos de prisão, perda da função pública, ressarcimento e responsabilidade administrativa.

 

CNN