IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Bosque Rodrigues Alves reabre à visitação com programação especial de aniversário

O Bosque Rodrigues Alves reabriu as portas ao público nesta quinta-feira, 25, data em que comemora 139 anos de fundação. Ao longo dos últimos 11 meses, o espaço recebeu obras de revitalização em diversos pontos do parque, como as calçadas, muros e grades, iluminação externa e a restauração do Lago da Iara, onde ficam os peixes e são realizados os passeios de barco. 

Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) atuou na avaliação e retirada de árvores em situação de riscos, a fim de evitar acidentes no local. 

Diagnóstico

O secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Brazão, explica que durante o período em que o Bosque ficou fechado para visitação, a secretária realizou um diagnóstico para avaliar as árvores que poderiam estar em risco de queda dentro do espaço. Também foram retiradas 30 árvores que estavam em risco.

"Esse trabalho foi feito de forma criteriosa, a fim de evitar que as árvores afetassem outras vizinhas. Com a retirada das árvores com risco, o Bosque está seguro para passeio. Esse foi um dos motivos pelo qual abrimos o espaço. No lugar dos vegetais retirados, foram plantadas mudas das mesmas espécies. O Bosque está pronto para receber toda a população", assegura Sérgio Brazão.

O Jardim Zoobotânico da Amazônia é um espaço importante para a população da capital paraense, principalmente pelas memórias que o espaço trás aos belenenses e turistas que visitam a cidade. Além disso, tem uma grande importância pela  preservação ambiental em meio ao cotidiano de uma metrópole urbana. 

Comemoração aos 139 anos do parque

A reabertura do Bosque Rodrigues Alves foi marcada pela comemoração dos 139 anos do santuário da fauna e flora da Amazônia. Para festejar a data, o espaço realizou uma programação especial com direito a bolo.

A banda da Guarda Municipal de Belém realizou uma apresentação especial para os visitantes, com um repertório bem paraense com músicas nos ritmos do carimbó e o tradicional brega. 

Melhorias aprovadas

A reabertura contou com a presença de centenas de visitantes, que prestigiaram o espaço e aprovaram as mudanças do local. “Muito bom que reabriu o Bosque, porque é um espaço que a gente traz as nossas crianças e a minha filha está muito alegre. O espaço está ótimo, bem cuidado. Está aprovado. E que melhore ainda mais com as obras que ainda vão continuar”, destacou Odileide Silva, que costuma passear no espaço com a filha Maria Luiza, de 9 anos. 

Natureza no meio da cidade

Para o estudante Antony Emanuel, ter um espaço como o Bosque no centro da capital paraense é motivo de orgulho.“Essa reabertura, para mim, é um encontro de paz. É muito bom ter um local cheio de árvores e animais no meio da Almirante Barroso, é um privilégio, é fundamental. Estar voltando aqui no Bosque para essa reabertura, é um momento muito especial”, ressalta Antony. 

A estudante Evelin Marques fez questão de prestigiar a reabertura do Jardim Zoobotânico da Amazônia e ressaltou que o espaço é um lugar especial e que merece ser bem cuidado.

“É fundamental obedecer as regras do Bosque, não jogar lixo no chão, não dar comidas para os animais, o que pode fazer muito mal para eles e valorizar esse espaço. Eu gosto muito de lugares com árvores, natureza. Os alunos têm uma referência. Ter o Bosque Rodrigues Alves no meio da cidade é muito importante”, destacou Evelin. 

Mais obras

Além das obras que já foram realizadas no espaço, o Bosque ainda está em finalização de alguns espaços. como a praça de alimentação que será inaugurada em breve, a reforma dos chalés, entre outros. Apesar disso, o local seguirá recebendo a visita do público, que tem o Bosque como um dos locais preferidos para o lazer, principalmente aos finais de semana.

“Quero convidá-los a visitar o nosso espaço que já está aberto. Hoje comemoramos os 139 anos e quem ganha esse presente é o público, a nossa população, que irá encontrar o Bosque revitalizado e com obras que ainda irão inaugurar. Vamos visitar nosso espaço verde, um espaço que todo mundo ama, que é o nosso Bosque Rodrigues Alves”, destaca o diretor do Bosque, Alexandre Mesquita.

Programação 

A programação de reabertura do Bosque ainda vai continuar até o próximo domingo, 28. Ao longo dos próximos dias, muitas atividades serão realizadas no local, envolvendo todos os públicos, do infantil ao adulto. 

Confira a programação completa:

Data: 26 de agosto (sexta-feira)

9h às 12h - Campanha de sensibilização aos visitantes do Bosque 
Local: Estacionamento

9h às 10h - Contação de histórias
Local: Ruínas do Castelo

9h às 12h - Atividade com "Brinca Belém" (pintura facial e atividades para crianças)
Local: Lago da Iara

9h às 12h - Teatro de fantoches 
Local: Entrada principal

9h às 12h - Programação de trilhas sobre a história do Bosque 

Data: 27 de agosto (sábado)

8h às 9h - Aulão de ginástica 
Local: na frente do Coreto Chinês

9h às 12h - Projeto Abelhas Nativas para Cidades Amazônicas (contação de história e exposição)
Local: Ruínas do Castelo

9h às 12h - Trabalhos com resíduos sólidos 
Local: Entrada Principal

9h às 12h - VetKids (Interação das crianças com os cuidados com os animais)
Local: Espaço externo da brinquedoteca

9h às 12h - Programação de trilhas sobre a história do Bosque
9h às 12h - Campanha de sensibilização aos visitantes do Bosque 
Local: Estacionamento 

9h às 12h - Arborismo com demonstração de escalada em árvore 
Local: Em frente à Gruta

8h às 9h - Yoga e meditação
Local: Trilha

9h às 10h - Pet Agronomia (exposição de insetos amazônicos)
Local: Entrada Principal

Data: 28 de agosto (domingo)

10 às 11h - Roda de Carimbó
Local: Estacionamento Bosque

9h às 12h - Campanha de sensibilização aos visitantes do Bosque 
Local: Lago da Iara

9h às 10h - Pet Agronomia
Local: Entrada principal

11h às 11h30 - Encerramento da semana de reabertura e aniversário do Bosque Rodrigues Alves
Local: Estacionamento.