IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Prefeitura de Belém lança Congresso das Crianças nesta quarta-feira, 24

Durante o evento as crianças vão expressar o sonho delas para a cidade de Belém.

Para envolver as crianças no planejamento das melhorias para a cidade, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), lança nesta quarta-feira, 24, o III Congresso das Crianças, data escolhida para celebrar o Dia Nacional da Infância. O evento será realizado na Faculdade Estácio, às 13h30. O evento, este ano, ganha a denominação de Mairí das Crianças.

Programação - Durante o lançamento haverá uma acolhida poética, apresentação teatral do grupo Clown e do grupo de artes com a Ciranda das Infâncias, além do Mural das Crianças, dança infantil com o projeto “Só Arte” e exibição de vídeos com depoimentos de crianças, estudantes da rede municipal de ensino, sobre os desejos para uma cidade melhor. 

Crianças estarão presentes para expressar o sonho delas para a cidade de Belém e o encerramento será feito pela embaixadora das infâncias, a escritora Heliana Barriga.

Outubro - O Congresso tem como tema “Infâncias, Olhares e Narrativas na Belém da Nossa Gente” e terá culminância no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho).

Participarão 3 mil pessoas, entre crianças de até 12 anos e educadores, tanto da rede pública de ensino quanto da rede particular. A proposta é que as crianças da cidade dialoguem, debatam e indiquem mudanças sobre os temas educação, saúde, transporte, habilitação, lazer/cultura, meio ambiente durante os dias do Congresso para a Belém da Nossa Gente. 

Até a culminância, cada unidade escolar, associação, movimentos sociais, dentre outros, deverão eleger um delegado e uma delegada para representá-los em cada etapa do evento e entregar suas cartas (Correios das Esperanças e Belezas), o livro de pano, a manta ou demais produções ao prefeito do município de Belém. Ou seja, o evento vai envolver todas as mais de 20 mil crianças até 12 anos da rede municipal de ensino de Belém.

Histórico - O Congresso das crianças surgiu em 23 de novembro de 2001 como espaço lúdico, de alegria e acolhimento, destinado a ouvir as pautas e demandas das crianças da cidade de Belém. O evento tem história: foi realizado nas duas primeiras gestões do prefeito Edmilson Rodrigues e agora é retomado.

Serviços – As inscrições serão realizadas pelo Google Forms que devem ser solicitadas via e-mail: gtdearte.coei@gmail.com e coef.semec@gmail.com.

 

Ag. Belém