IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Belém é a primeira cidade brasileira a promover a campanha de vacinação contra a raiva humana

Mais de 350 pessoas foram vacinadas no primeiro dia da Campanha Municipal de Vacinação contra a Raiva Humana – Profilaxia Pré-exposição. Belém é a primeira cidade brasileira a promover esta ação, que objetiva imunizar profissionais expostos à agressão de animais (como cães e gatos), os que exercem atividades passíveis de exposição ao vírus rábico e estudantes de cursos da área da saúde.

Segundo a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a capital não apresenta nenhum caso de raiva humana desde o ano de 1984.

A campanha iniciou nesta quarta-feira, 17, e segue até sexta-feira, 19, com a aplicação da primeira dose nos pontos de vacinação, que foram abertos pela Sesma na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade da Amazônia (Unama), campus Alcindo Cacela e Faculdade Fibra.

Kédma Paixão, estudante de Medicina Veterinária, decidiu comparecer ao ponto de vacinação da Unama para tomar o imunizante como forma de prevenção.

“Nós temos aulas práticas e lidamos diariamente com animais. É muito importante, para quem é da área da saúde, vir aqui e se vacinar. Sabemos que a raiva é uma doença grave, com um tratamento complicado e em alguns casos até letal. Então, o melhor a fazer é se vacinar para se proteger da contaminação pelo vírus”, disse a universitária.

A também estudante do curso de Veterinária Aline Lobato considerou como muito importante a vacinação de profissionais e estudantes que são mais expostos ao vírus da raiva. “A vacinação é uma forma de prevenção e cuidado para evitar a contaminação, por isso é sempre o melhor caminho”, afirmou.

Público-alvo - Devem ser vacinados estudantes de graduação em Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia; biólogos, médicos veterinários e zootecnistas; e demais profissionais expostos à agressão de animais domésticos ou silvestres, como tratadores, carteiros e funcionários de pet shop, clínicas veterinárias, laboratórios, zoológicos, criadouros, abrigos de animais, entre outros.

O responsável técnico pelo Programa de Controle de Animais Peçonhentos e Sinantrópicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cláudio Guimarães, reforça que a vacinação daqueles grupos é prioritária devido a maior exposição deles ao vírus rábico.

“Essa vacinação é importante porque estamos em uma região endêmica para o vírus da raiva, tanto que, recentemente, tivemos os casos dos morcegos positivos para o vírus. Então, além de todo o bloqueio realizado nas localidades onde os morcegos foram encontrados, observamos a necessidade de fazer essa ação preventiva”, explicou Cláudio.

A Sesma reforça que quem tomar a primeira dose nesta semana, precisará comparecer aos postos de vacinação novamente para garantir a segunda dose, que será aplicada nos dias 24, 25 e 26 deste mês, sempre no horário das 9h às 13h, nos mesmos postos de vacinação: Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade da Amazônia (Unama), campus Alcindo Cacela e Faculdade Fibra. 

 

Ag. Belém