IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Confira as programações culturais e de lazer em Belém neste fim de semana

O feriado prolongado se aproxima e quem vai ficar na capital pode aproveitar o tempo livre para curtir a folga com as opções de lazer, disponíveis na cidade e que cabem em todos os orçamentos.

A sugestão do designer gráfico e ilustrador Lucas Dias é visitar a região das ilhas. “Além do cenário paradisíaco, que as nossas ilhas reservam, são ótimas para se relaxar. A localização também ajuda muito para quem quer evitar engarrafamentos e horas na estrada, já que, em poucos minutos, você pode sair do centro da cidade e já estar literalmente à beira da praia".

Lucas explica que os custos também são algo - o que fizeram optar por Cotijuba como principal destino neste feriado. "Um final de semana inteiro na ilha, ou até mais dias, compensa bastante, se comparado a outros destinos no Estado. Por último e não menos importante, além da culinária local ser incrível, a comunidade é sempre muito receptiva e carismática, garantido uma ótima convivência e bons momentos”,  diz o designer gráfico

Fique perto da Natureza - A ilha do Combu fica a dez minutos de barco da metrópole e logo se tem a sensação de ter viajado por horas, tal a diferença de cenário. Trata-se de um trajeto no meio da floresta, contemplando os sabores da gastronomia local e um refrescante banho de rio.

A ilha de Cotijuba, situada em uma área de proteção ambiental, compõe a região insular do município de Belém. O  acesso é realizado por meio de barco, onde a travessia dura por volta de 30 minutos, com saída do trapiche de Icoaraci.

A Ilha reserva belezas de praias paradisíacas, sendo uma delas a mais famosa da Ilha, a praia do Vai-quem–quer. Para chegar até lá e possível fazer o percurso por motorrete, bondinho ou charrete.

Ilha de Mosqueiro - Os encantos e exuberância da bucólica, localizada a 70 km de Belém, ficam por conta de seus mais de 15km de extensão de praias, com surpreendentes ondas de mar em águas de rio, diferente de qualquer lugar do mundo.

Outro visual deslumbrante presente na ilha é seu patrimônio histórico, com casarões de veraneio construídos no tempo áureo do ciclo da borracha e que ainda podem ser vistos em torno das orlas do Porto Arthur e Murubira.

Orla de Icoaraci - O distrito está localizado a cerca de 20 km do centro de Belém. Visitar a ilha é fazer uma imersão a uma das vistas mais bonitas para ver o pôr do sol em Belém. 

A extensa orla de Icoaraci, que conta com a famosa feira de artesanato marajoara e restaurantes, faz um convite para caminhar apreciando a beleza do rio Maguari.

Parque do Utinga - Sendo uma alternativa para os amantes de práticas esportivas, o parque do Utinga reserva espaços para atividades como trilhas, pista para correr, caminhar e andar bicicleta, entre outros.

Programação Cultural - Quem resolver ficar em Belém, em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Prefeitura de Belém organizou uma extensa programação, que começou no dia 9 e segue até 13 de agosto.

Confira a programação do Agosto Indígena na Mairí dos Povos

Sexta, 12 de agosto
Auditório do Ministério Público Do Estado
14h - Mesa-redonda: A luta dos povos originários pela garantia de direitos em meio atual conjuntura política
Palestra 1: Territorialidade no alto rio Guamá, palestrante: Cacique Valdeci Tembé (alto Rio Gurupi).
16h - Palestra 2: Projetos de lei que compromete os direitos dos povos indígenas (PEC 215, PL 490, Marco Temporal, etc.) e o desmonte da Funai, palestrante: Luana Kumaruara e Ytahy Guajajara
Das 16 às 20h – Memorial dos Povos Indígenas, no Ver-o-Rio
Ecofeira do Artesanato Indígena
Das 19 às 21h - Memorial dos Povos Indígenas, no Ver-o-Rio
Mostra de cinema indígena:
Medicina das Mulheres Munduruku no Baixo tapajós
Curta do projeto vídeo cartas Tapajós – Direção: Marcely Munduruku
O Artesanato da Aldeia Akayú wasú – rio Arapiuns
Curta do projeto cartas Tapajós – Direção: Alessandra Arapiuns
Nhandesky: Nossa Mãe
Curta metragem – Direção: Graciela Guarani
Preconceito-Olinda Tawar Tupinambá
Direção, roteiro e montagem de Olinda Muniz Wanderley
Pinjawuli: O Veneno me Alcançou
Direção: Bih Kezo
Para Onde Foram As Andorinhas
Premiado curta metragem – Direção Mari Corrêa
Oz Guarany – O Índio é Forte
Vídeo clipe musical – Oz Guarany: Raper Xondaro, Mano Glower, Pará Mirin

Sábado, 13 de agosto
8h – Memorial dos Povos, no espaço Ver-o-Rio
Oficina – Jogos Lúdicos e narrativas originárias: Diálogos para o fortalecimento da identidade amazônica, oficineiro: Porakê Munduruku
9h - Memorial dos Povos, no espaço Ver-o-Rio
Apresentação Cultural povo Warao: Dança e cântico
Feira de cultura e imaterial indígena
Das 16h às 20h - Memorial dos Povos, no espaço Ver-o-Rio
Ecofeira do artesanato indígena.

__

Ag. Belém