IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Abertura da Semana dos Povos indígenas é marcada por história, identidade e resistência

A programação comemora o dia 9 de julho, que é o Dia Internacional dos Povos Indígenas, estabelecido em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU)

A programação que celebra a Semana do Mairí dos Povos Indígenas, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Antirracista (Coant), foi aberta na tarde desta terça-feira, 9, no Memorial dos Povos Indígenas, localizado no Ver-o-Rio.

A abertura contou com declamação de poemas e com a palestra "Arte Indígena Contemporânea (AIC) para segurar o céu". Também foi realizada uma reflexão sobre o momento atual dos povos indígenas no Brasil.

História e luta - O objetivo da programação, que será realizada até o dia 13 de agosto, é ressaltar a importância do 9 de julho, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, estabelecido em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para afirmar e reconhecer a história e a luta, explicou a coordenadora adjunta da Coant, Jomara Tembé. 

"É a luta de resistência e batalha dos povos indígenas. Essa programação se inicia hoje e vai ate o dia 13, com palestras e a participação de lideranças indígenas, que vão debater sobre vários temas, celebrando o dia 9 de julho. É importante que a sociedade tome conhecimento da luta dos povos indígenas", explicou a coordenadora.

Resistência e identidade indígena - Várias temáticas foram discutidas durante o evento de abertura, entre elas, a resistência e identidade indígena, a relação com o território urbano e sua luta por direitos. O professor Almires Martins, de 53 anos, da etnia Guarani Terena, foi um dos participantes da cerimônia, que abriu a programação. O educador, o primeiro professor indígena do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA), destacou a importância da programação de abertura ser realizada no memorial.

"Esse lugar aqui já foi uma grande aldeia, esse espaço já foi de batalha também dos cabanos. A programação faz lembrarmos que os povos indígenas continuam vivos, na luta e na resistência", comentou.

Serviço - A semana do Mairí dos Povos Indígenas ocorre entre os dias 10 e 13 de agosto, com palestras, rodas de conversas, intervenções culturais, oficinas e uma ecofeira, com a participação de líderes, ativistas e artistas indígenas.   

Confira a programação:

Quarta-feira, 10 de agosto
Local: Auditório do Ministério Público do Estado
9h às 16h - Palestras. 

Quinta-feira, 11 de agosto
Local: Auditório do Ministério Público do Estado
15h às 17h - Mesa-redonda: “Guerreiros (as) digitais: Comunicação visual indígena”

Sexta-feira, 12 de agosto
Local: Auditório do Ministério Público do Estado
14h às 18h - Mesa-redonda e palestras.
Local: Memorial dos Povos Indígenas, no Ver-o-Rio
16h às 20h - Ecofeira do artesanato indígena
19h às 21h - Mostra de cinema indígena

Sábado, 13 de agosto
Local: Memorial dos Povos Indígenas, no Ver-o-Rio
8h - Oficina: Jogos lúdicos e narrativas originárias: diálogos para o fortalecimento da identidade amazônica
9h - Apresentação cultural povo Warao
16h às 20h - Ecofeira do artesanato indígena