IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

'É das Manas' da Prefeitura de Belém é destaque nesta quinta (28) no X Fospa

A Coordenadoria da Mulher de Belém participa do X Fospa com um estande de exposição do programa

O programa da Prefeitura de Belém, desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), denominado É das Manas, será um dos destaques da gestão municipal no X Fórum Social Pan-Amazônico (X Fospa), que ocorre de quinta-feira, 28 até o domingo, 31.

As ações do É das Manas tem impactado a vida de inúmeras mulheres do município, levando cidadania, direitos e dignidade. O programa é dividido em vários eixos como: educação, segurança e servidor e tem como objetivo dar atenção integral às mulheres do município. 

Entre as várias ações do programa, as de maior impacto social são: o S.O.S Manas e a ação Combel nos bairros, com atuações no eixo de segurança e cidadania.

Mulheres coordenam ações para mulheres

“É importante pautar o nosso fazer, enquanto gestoras do organismo público. É importante ter mulheres que coordenam, executam e são articuladas no município. O É das Manas é o programa de atenção integral à mulher de Belém, sendo um grande guarda-chuva para diversos eixos e, a partir disso, se criam ações concretas que incidem na realidade das mulheres do município de Belém", explica a coordenadora da Combel, Emanuelle Raiol. 

A participação da Combel no Fospa se torna uma vitrine para que outros órgãos promovam políticas públicas para as mulheres da região metropolitana de Belém, segundo a coordenadora. 

Umas das ações que mais causam impacto social, o Combel nos Bairros, segundo Emanuelle, oferta ações de cidadania e garantia de direitos para as mulheres da cidade na busca de dignidade e assistência, como a emissão de documentos, exames de saúde e rodas de conversa sobre dignidade menstrual.  

Direito e dignidade

A ação contribui de forma diferenciada na busca de direitos, do combate à pobreza menstrual e cuidado com a saúde física das mulheres. 

O objetivo da ação é que mulheres vítimas de violência doméstica possam ir a um dos estabelecimentos participantes da ação, com  um “X” vermelho na mão, como um sinal de que estão vivendo uma situação de vulnerabilidade, ou também podem pedir ajuda verbalmente.

O principal objetivo desta ação é facilitar o acesso das mulheres vítimas de violências de gênero, especialmente violência doméstica e familiar, aos canais de denúncia. Esta ação já gerou bastante impacto, tanto que mais de 20 estabelecimentos já aderiram ao projeto, receberam capacitação para acolher as vítimas e acionar os órgãos de segurança pública.

_________________

Caroline Nogueira | Ag. Belém