IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Poder

MP denuncia Guaranho, assassino de Arruda, por homicídio com motivação política

Promotoria ofereceu denúncia contra Jorge Guaranho por homicídio qualificado com motivo fútil por preferência política, divergindo do inquérito policial, que aponta motivo torpe no assassinato do petista

O bolsonarista Jorge Guaranho, assassino de Marcelo Arruda.O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou à Justiça, nesta quarta-feira (20), o policial bolsonarista Jorge José Guaranho, assassino do guarda civil petista Marcelo Arruda, morto a tiros durante sua festa de aniversário com tema do ex-presidente Lula e do PT no dia 9 de julho em Foz do Iguaçu (PR). 

Apesar do MP ter descartado crime de ódio ou contra o Estado Democrático de Direito, Guaranho foi denunciado por homicídio duplamente qualificado com motivo fútil por preferência política. O entendimento do MP, portanto, é diferente daquele apontado pelo inquérito policial, que concluiu que o assassinato foi por motivo torpe e descartou motivação política. 

Na denúncia, os promotores dizem que Guaranho cometeu o crime por motivo fútil em face de “preferências político-partidárias antagônicas”. Ao longo do documento, o MP dá destaque aos xingamentos de tom político feito por Guaranho antes de cometer o assassinato e frisa que o policial, "dolosamente e imbuído da mesma fútil motivação, dizendo ‘petista vai morrer tudo’, detonou dois disparos contra a vítima". 

Em coletiva de imprensa para detalhar o oferecimento da denúncia, o promotor Tiago Lisboa Mendonça explicou que o motivo torpe "tem que ter conotação de alguma vantagem para o agente no campo econômico" e, por isso, o crime cometido por Guaranho se enquadra na motivação fútil, que segundo ele é "o motivo flagrantemente desproporcional", que neste caso é o "antagonismo praticado por preferência político-partidária". 

"Esperamos que esse caso emblemático do Marcelo Arruda sirva de freio de arrumação para essa escalada da violência que o nosso país tem vivenciado no espectro político-partidário. Nó precisamos parar com isso. Esperamos que esse seja o ponto terminal de tudo isso, por que, enquanto Ministério Público, não toleraremos práticas nessa natureza", disse, por sua vez, o promotor Luís Marcelo Mafra Bernardes da Silva

Guaranho está sob custódia policial após ter sido indiciado. A denúncia do MP, agora, será submetida à Justiça e inicia-se o processo penal para que o assassino seja submetido a julgamento. 

Nota da defesa da família de Arruda 

Em nota sobre a denúncia oferecida pelo MP contra Guaranho, o advogado Daniel Godoy Junior informou que a família de Marcelo Arruda espera que se "faça Justiça, de forma exemplar, para que fatos como este não mais se repitam, especialmente no momento em que a sociedade brasileira e internacional, busca preservar o Estado Democrático de Direito, atacado pelos instigadores do ódio". 

"Que a morte de Marcelo não tenha sido em vão, servindo de alerta para responsabilidade de todos para com a preservação da paz", diz ainda a nota. 

__________________

Fórum