IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Divulgada a programação do Fórum Social Pan-Amazônico

A programação do Fospa será realizada no Campus da Universidade Federal do Pará

O Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), que será realizado entre os dias 28 e 31 de julho em Belém, divulgou na noite desta terça-feira, 19, a programação oficial do encontro. O evento conta com o apoio e participação da Prefeitura de Belém e vai reunir na capital paraense mais de nove países, que compõem a Amazônia, para discutir e debater a região.

Realização - A programação do Fospa será realizada no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro Guamá. O Instituto de Ciências Exatas e Naturais; o auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes; o Instituto de Ciências Biológicas, e outras áreas da UFPA receberão os eventos.

Temáticas -  Fórum será organizado em sete temáticas: Casas de Saberes e Sentires; Grandes Eventos; Atividades Autogestionadas; Plenárias; Atividades Culturais; Tendas; e Atividades Coligadas. 

A abertura do Fórum ocorre na quinta-feira, 28, no Centro de Eventos Benedito Nunes, às 15h. Dentro da programação, várias palestras irão compor o Fospa, levando um momento de luta e organização dos povos e movimentos sociais da Pan-Amazônia. Entre os temas está a crise climática, a defesa da floresta, a grilagem de terra e a destruição da sociobiodiversidade, entre outros.

Solidariedade - "Nós pretendemos que os nove países da Amazônia internacional estejam representados. Os amazônidas têm o direito de falar sobre o seu futuro, mas queremos muito a solidariedade também de quem não é da região", comentou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Casa dos Saberes e Sentires - É um espaço temático inspirado nas casas centrais construídas dentro das comunidades indígenas. O espaço vai reunir movimentos, articulações e povos de toda a Amazônia e está dividido em cinco casas: Casa do Bem Comum, Casa dos Povos e Direitos, Casa de Territórios e Autonomia, Casa da Mãe Terra e Casa de Resistência das Mulheres.

Braços abertos - "Belém está se preparando para receber o Fórum Social Pan-Amazônico. A cidade é extremamente solidária aos povos que habitam a Amazônia, por isso vamos receber, de braços abertos, o Fórum", comentou Luiz Arnaldo Campos, membro do Comitê Organizador do Fospa.

A programação completa do Fospa pode ser acessada aqui.

_________________

Victor Miranda | Ag. Belém