IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Rede municipal de saúde oferece gratuitamente teste rápido contra a covid-19

Rede municipal de saúde disponibiliza testagem para covid-19 em 36 unidades da capital e distritos

A rede de saúde do município de Belém está preparada para fazer a testagem contra a covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), os locais onde o exame está disponível foram reabastecidos e oferecem, gratuitamente, o teste, no horário de funcionamento das unidades, que é das 8h às 17h.

O teste rápido está disponível em 36 locais da rede municipal – incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Hospitais de Pronto-Socorro – e no Hospital Dom Vicente Zico, conveniado ao município.

O diretor de Vigilância à Saúde, Adriano Furtado, lembra que o teste deve ser feito por qualquer pessoa que esteja, há pelo menos três dias, com sintomas gripais, como coriza, tosse, falta de ar, febre e dores de cabeça e no corpo.

“É importante que a população dê preferência ao exame oferecido pela rede pública, onde a notificação, em casos positivos, é mais célere”, diz.

Monitoramento

No mês das férias escolares, os distritos que recebem grande quantidade de visitantes estão na lista de locais com teste disponível. “Somente em Mosqueiro temos quatro pontos de testagem, mais um em Outeiro e outro em Cotijuba”, destaca o diretor.

Segundo ele, ao ofertar o teste contra a covid-19, a Prefeitura de Belém segue com a política de monitoramento constante da pandemia na capital.

“Apesar da vacinação ter avançado, acompanhamos o comportamento da epidemia, e os testes fazem parte dessa estratégia. A detecção precoce de casos ajuda a melhorar a assistência”, conclui.

Serviço:

O teste contra a covid-19 está disponível nas seguintes UBS: Águas Lindas, Baía do Sol, Bengui I, Bengui II, Cabanagem, Carananduba, Condor, Cotijuba, Cremação, Curió, Fátima, Guamá, Icoaraci, Jurunas, Maguari, Marambaia, Maracajá, Outeiro, Paraíso dos Pássaros, Fátima, Pratinha, Providência, Sacramenta, Sideral, Tapanã, Telégrafo e Terra Firme.

A população também pode fazer a testagem nos dois Prontos-Socorros da capital (Umarizal e Guamá) e no Hospital Geral de Mosqueiro, além do Hospital Dom Vicente Zico. Outros locais com o serviço disponível são as UPAs de Icoaraci, Marambaia, Jurunas, Sacramenta e Terra Firme.

_________________

Luiz Carlos Santos | Ag. Belém