IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Segup deflagra Operação Verão 2022 com 8 mil agentes em 70 municípios

Atividades ocorrerão ao longo dos cinco finais de semana consecutivos de julho, se encerrando em 1º de agosto

Secretário da Segup, Ualame Machado, comunicou a participação também do MP, TJPA e Defensoria Pública A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) deflagra, na próxima sexta-feira (1º), em 70 municípios paraenses, uma das maiores operações do ano: a "Operação Verão 2022". A secretaria com os demais órgãos da Segurança Pública querem garantir maior tranquilidade e entretenimento seguro a veranistas que se deslocam para as principais localidades e balneários do Estado, neste período do chamado verão amazônico e das férias escolares.

Mais de 8 mil agentes de segurança farão o reforço no policiamento e realizarão ações integradas entre as forças para coibir e inibir a criminalidade, neste veraneio paraense, em especial, após o retorno das atividades presenciais suspensas, por dois anos consecutivos, em razão da pandemia da Covid-19.

As atividades ocorrerão ao longo de cinco finais de semana consecutivos, iniciando nesta sexta-feira, 1º de julho, e finalizando no dia 1º de agosto. "Serão cinco finais de semana do nosso verão amazônico, e das férias escolares, em que nós estaremos atuando em 70 localidades diferentes com mais de oito mil agentes da segurança pública e dos órgãos parceiros durante esta operação", enfatizou o titular da Segup, Ualame Machado.

"Estarão empregados também todos os meios necessários e possíveis para que possamos atender essa demanda, com viaturas, helicópteros e embarcações para que a gente possa dar segurança, desde a saída, nas estradas, até chegar aos balneários para que todos possam transitar com cuidado e tranquilidade nos seus destinos. As novidades deste ano são a integração com a participação da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público, que terão serviços sendo oferecidos no Centro Único de Controle de Salinas, assim como atendimentos, de imediato, das eventuais ocorrências que vierem e poderão ser atendidas nos nossos Centros de Comandos", reforço o secretário de Segurança Pública.

A Operação Verão 2022 conta ainda com mais de 260 viaturas, entre veículos de quatro rodas e motocicletas, além do efetivo montado, 6 aeronaves e 3 embarcações, além de unidades de resgate do Corpo de Bombeiros, para maior segurança e efetividade nas ações desenvolvidas nas praias e balneários. 

Reforço da segurança e das rondas

Entre as localidades que vão receber o reforço na segurança preventiva e ostensiva estão os distritos de Outeiro e Mosqueiro (em Belém), os municípios de Vigia, Colares, Curuçá, Marapanim, Marudá, Crispim, Salinópolis, Conceição do Araguaia, Bragança, Soure, Salvaterra, Santarém, Tucuruí, Maracanã (Ilha de Algodoal) e Barcarena.

Salinas – Um dos balneários mais procurados contará com um Centro Integrado de Comando e Controle, montado na praia da Atalaia, próximo ao "Atalho da Sofia”. O Centro estará equipado com uma sala de monitoramento para fiscalizar e acompanhar a movimentação nas praias e na cidade, por meio das câmeras de videomonitoramento instaladas nos principais pontos do município.

Além das câmeras, haverá também o ordenamento do fluxo de trânsito, organizado por “bandeirolas” que deverão se estender por mais 800 metros na faixa de areia da praia com o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito, bem como, evitar acidentes e garantir maior segurança aos banhistas que trafegam pela praia do Atalaia, nesse período.

No posto, estarão presentes também, equipes da Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público do Pará, desenvolvendo a ação "Verão Com Justiça" prestando atendimento as situações que envolvam serviços judiciários.

"A Defensoria Pública atuará com três serviços. O primeiro é emitindo os documentos extraviados do veranistas, como a certidão de nascimento e o RG. Também atuará com o núcleo especializado de atendimento à criança ou adolescente, um espaço na Praia do Atalaia que receberá às crianças, o adolescente que se perderam dos pais e terá ainda, um espaço especial para que os demais agentes de segurança façam a localização dos pais e responsáveis. Nós estaremos com uma equipe para fazer o acolhimento à estas crianças", disse o defensor público-geral, João Paulo Ledo.

Decreto – De acordo com o decreto estadual vigente até a presente data, haverá a liberação do acesso às praias e estabelecimentos comerciais, sendo estes, obrigados a exigir a comprovação do passaporte vacinal com o esquema vacinal completo com as vacinas disponíveis para o combate à covid-19.

Os agentes de segurança fiscalizarão o estabelecimentos comerciais para averiguar se estão cumprindo com a norma vigente no Decreto.

Polícia Militar – O reforço na segurança contará com mais de 6 mil policiais militares, entre eles, os novos policiais em formação que serão empossados ainda no 2º semestre. Os policiais estarão distribuídos nas regiões mais frequentadas pelos turistas nesse período do ano. Serão desenvolvidas ações de policiamento ostensivo e preventivo, nas modalidades a pé, ciclístico, motorizado, montado, embarcado e aéreo. Os novos policiais militares, que estão em formação, também somarão esforços durante a operação compondo o efetivo de militares nas ruas da corporação.

"Importante esclarecer que esses alunos do Curso de Formação de Praças, todos eles já efetivaram o geral e também a prática de tiro. Estão aptos desde maio desse ano para somar esforços no policiamento das via pública. De tal forma teremos um efetivo redobrado na capital do estado e também nos interiores. A População pode ficar tranquila que faremos a cobertura com efetivo em todas as regiões para garantir maior segurançaa todos", falou o Diretor de Gestão Operacional da Polícia Militar, coronel Pedro Santos.

Entre as principais localidades onde a PM intensificará o policiamento, durante a Operação Verão, estão as ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, e ainda nos municípios de Salinópolis, Marapanim, Marudá, Maracanã (Algodoal), Vigia de Nazaré, Barcarena, Cametá, Mocajuba, Bragança (Praia de Ajuruteua), Ourém, Peixe-Boi, Barcarena, Curuçá e Colares, Conceição do Araguaia.

Visibilidade - A Polícia Militar também estará com a Operação Visibilidade, em Belém e demais municípios da Região Metropolitana, por meio do reforço do policiamento em pontos estratégicos da cidade. Nos balneários, os policiais darão apoio nas ações realizadas pelo Detran, além do monitoramento de inteligência para coibir o tráfico de drogas e outras ameaças à segurança pública.

Polícia Civil – A Polícia Civil contará com reforço nas Delegacias de Polícia dos interiores mais procurados pelos turistas. Através da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) serão realizadas fiscalizações nos estabelecimentos comerciais, assim como atuarão também nas atividades realizadas por meio da Operação em combate a poluição sonora, além de intensificar as atividades no atendimento à mulher e em parceria com o Detran na operação "Lei Seca".

"Nossa equipe também estará reforçada nas unidades locais, e que tradicionalmente, tenham a maior incidência de ocorrências para prevenir e atender da melhor forma possível. estaremos com delegados, mais escrivães e  investigadores. Estaremos presentes não apenas no Baixo Amazonas como em Alter do Chão, Oriximiná, assim como também vamos atuar na Região Metropolitana aqui no entorno da Capital do estado. A polícia civil está também atuando neste período com a sua equipe de atendimento aos adolescentes e crianças, realizando fiscalizações quanto a poluição sonora e perturbação do sossego. tudo para garantir um melhor atendimento e conseguirmos está mais perto da população", destacou o Delegado Geral da Polícia Civil, Walter Resende. 

Corpo de Bombeiros - O Corpo de Bombeiros Militar do Pará atuará com um efetivo de 577 militares, distribuídos nos 70 municípios do estado. Durante a operação, equipes de guarda-vidas estarão a postos nas praias e balneários para fiscalizar os banhistas e garantir o entretenimento com maior segurança.

"Nesse verão principalmente pra aqueles banhistas que estão com crianças na praia. No primeiro momento, ao chegar em qualquer balneário do estado, é procurar um posto de guarda-vidas, pegar orientações do local mais seguro para banho e a partir daí obviamente dispensar todas as atenções para as crianças que devem devem ser mantidas, seguras para que não se percam e nem corrar risco de sofrer acidentes. Nossa equipes estarão presentes também nas estradas, e nas prais para que o veranista possa contar com todo o apoio e suporte do Corpo de Bombeiros", falou o Comandante de Operações do Corpo de Bombeiros, Coronel Silva Júnior. 

Trânsito – O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) estará atuando com efetivo reforçado, visando a prevenção de acidentes e orientando para o comportamento coletivo de segurança no trânsito em pontos estratégicos de grande circulação de veículos.

O Detran também atuará na fiscalização e no controle de trânsito, em parceria com os demais órgãos do sistema de segurança pública, na Operação Lei Seca em Salinópolis, Ilha de Mosqueiro e Marituba. O órgão será responsável, ainda, pela inversão de fluxo em Marituba, para garantir um retorno mais seguro e um fluxo mais correte no retorno à capital. Os agentes estarão presentes também no controle de tráfego para o acesso à Praia da Atalaia.

"Os agentes do Detran estarão atuando nos balneários com câmeras corporais e com todo o aparato necessário, não só para garantir a segurança no trânsito, mas sobretudo, prevenindo acidentes e orientando os condutores para que possam ter uma condução responsável, a fim de evitar acidentes e improcedências que possam colocar em risco a vida das pessoas", pontuou a diretora do Departamento de Trânsito do Estado, Renata Coelho.

As operações de fiscalização contarão com 555 agentes de fiscalização de trânsito, distribuídos nos municípios, incluindo Belém. 

A Policia Cientifica do Pará atuará nos municípios de Bragança, Marapanim, Belém (na ilha de Mosqueiro), Salinópolis, Salvaterra e Santarém. Estarão nas localidades equipes de perícias de local de crime contra a vida e o patrimônio, perícias de drogas e perícias veiculares. Em Salinas, o Centro de Perícias estará também com uma unidade móvel para agilizar o atendimento.

"A Polícia Cientifica do Pará vai trabalhar de maneira integral nos balneários, principalmente, em Salinas e Mosqueiro, tudo para facilitar o atendimento à população e auxiliar no trabalho integrado com os demais órgão de segurança para que possamos dar maior agilidade aos atendimento e resolutividades de caso que exijam mais rapidez na perícia e nos atendimento e ocorrências que surgirem. Essa operação nos mobiliza de forma diferenciada para que possamos dar maior atenção aos veranistas que buscam lazer com seus familiares nas praias e balneários do Estado e a nossa presença garantirá um verão mais seguro", destacou o diretor da Policia Cientifica do Estado, Celso Mascarenhas.

Ciop – Para reforçar o serviço de atendimento de urgência e emergência, o Centro Integrado de Operações (Ciop) estará com um efetivo mais intensificado para reforçar o atendimento nos chamados da população, tanto para as ocorrências da capital quanto do interior.
O reforço contemplará os serviços de atendimento de chamadas telefônicas para o número 190, despacho de ocorrências por meio do sistema de radiocomunicação com as guarnições em serviço, tudo convergindo para o atendimento das ocorrências geradas, devido à demanda esperada para o veraneio.

Grupamento Aéreo – A operação inclui também agentes do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) nas ações durante o veraneio, mobilizando pilotos, operadores aerotáticos, mecânicos e apoio de solo. A equipe contará com seis aeronaves.

Grupamento Fluvial – O Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) atuará com embarcações na Operação Verão, que serão utilizadas estrategicamente para rondas nos portos da Região Metropolitana de Belém a fim de coibir roubos e outros crimes nos rios. Uma embarcação será disponibilizada para a Polícia Militar, no município de Salinópolis, e outra ficará disponível para o pronto-emprego, na sede do Grupamento Fluvial, em casos de acionamento pelo Centro Integrado de Operações (Ciop). O GFlu mobilizará 19 agentes de segurança. 

___________________

Walena Lopes | SEGUP