IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

PM passa por reestruturação para aumentar a sua capacidade operacional no campo e na cidade

A mudança prevê a criação de cinco novos batalhões da Região Metropolitana de Belém e interior

O anúncio da reorganização da Polícia Militar do Pará foi feito nesta quarta-feira (29), pelo governador Helder Barbalho, durante agenda de entregas no município de Marabá, sudeste do Estado. No evento, o governador assinou a sanção do Projeto de Lei Complementar nº10/22, de 28 de junho de 2022, que altera Lei Complementar Estadual nº 053, de 7 de fevereiro de 2006, que dispõe sobre a organização básica da PM do Pará, aprovada pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na terça-feira, 28, última sessão do semestre.

A nova configuração da PM vai criar o Batalhão Rural nos municípios de Marabá e Castanhal para fortalecer a segurança no campo. "Os batalhões representam policiamento ostensivo protegendo as propriedades rurais garantindo a paz no campo para que todos os produtores e trabalhadores rurais dessas regiões possam contar com a presença ostensiva da PM  com cadastramento de cada propriedade, com diálogo direto,  com guarnição daquela referida região,  com isto garantindo segurança no campo para o produtor e para o trabalhador rural paraense," explicou o governador do Pará, Helder Barbalho.

A mudança permitiu ainda a abertura de novos cargos e funções de militares, além da redistribuição da corporação para otimizar o tempo e o trabalho do efetivo em todo o Pará.

“São estruturações necessárias para a corporação pra que ela possa se modernizar, ampliar a sua área de atuação, aumentando o efetivo. O nosso objetivo é aumentar a capacidade operacional da Polícia Militar pra que a gente possa continuar reduzindo os índices de criminalidade, como nós temos feito desde janeiro de 2019”, enfatizou o coronel Dilson Junior, comandante da Polícia Militar do Pará 

A reestruturação da Polícia Militar do Pará nas áreas administrativa e operacional vai aumentar o efetivo policial em várias cidades do estado a partir da elevação de quatorze Companhias Independentes a batalhões, além da criação de cinco novos batalhões da Região Metropolitana de Belém e interior.

Entre as novidades estão ainda um novo Comando de Policiamento Regional, que será sediado em Parauapebas e abrangerá Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Parauapebas; uma Diretoria de Telecomunicação, uma Diretoria de Projetos e a transformação das Companhias de Missões Especiais em Batalhões de Missões Especiais, para o atendimento de ocorrências de alta complexidade em Marabá, Santarém e Castanhal.

Durante o evento em Marabá, houve a formatura de cerca de 2 mil alunos do Programa Educacional de Resistências as Drogas e a Violência (Proerd) da Polícia Militar do Pará, que trabalha prevenção à violência nas escolas públicas de todo o estado.

____________________

Denise Soares | SECOM