IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Obras do Terminal Hidroviário de Algodoal entram em reta final

A estrutura na praia da frente de Algodoal vai assegurar maior conforto e segurança para moradores e turistasAs obras do Terminal Hidroviário de Algodoal, distrito do município de Maracanã, nordeste paraense, estão em fase de acabamento. O porto foi construído pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), e será entregue nesta sexta-feira (1º). 

A ilha recebe em média 300 mil turistas por ano, segundo a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A obra é executada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal Maiandeua, que abrange 3.100,34 hectares, e vai beneficiar diretamente mais de 30 mil habitantes. 

Moradores da ilha e turistas embarcavam e desembarcavam em uma estrutura precária, fora dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), sem acessibilidade e segurança aos usuários. 

Após a construção, o terminal contará com cadeiras e sala de espera para 50 pessoas; banheiros; quatro guichês para vendas de passagens; lanchonete; loja para venda de artesanato e bebedouro.

O novo projeto também inclui sistema de captação de água pluvial para reuso. As instalações elétricas e hidrossanitárias serão renovadas, assim como a sinalização e a plataforma de embarque das carroças, único veículo permitido em Algodoal. Já a obra naval consiste na instalação de duas rampas biarticuladas metálicas cobertas e flutuante metálico coberto, para embarque e desembarque de passageiros. 

O comerciante Igor Teixeira tem um restaurante bem próximo ao novo terminal. Ele diz estar otimista com a chegada de visitantes para o mês de julho. "É um mês de muito movimento. Só ganhamos com a entrega do terminal. Com certeza serão muitos benefícios daqui para frente para todos nós", festejou.