IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Trapiche de Icoaraci será interditado para a instalação do novo flutuante e da rampa de acesso

A interdição do trapiche de Icoaraci ocorre nesta quarta-feira para que as equipes realizem a instalação do novo flutuante e a atracação da nova rampa de acesso.

O novo flutuante e passarela de embarque e desembarque de passageiros do trapiche de Icoaraci serão entregues para a população nesta quinta-feira, 23. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), anuncia que, devido à complexidade dos trabalhos, o trapiche será interditado nesta quarta-feira, 22, a partir das 18h30, para as equipes iniciarem a instalação das novas estruturas. 

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até meio-dia de quinta-feira, 23, quando o trapiche será liberado para embarque e desembarque de passageiros que, enquanto isso, estão sendo feitos por meio da nova rampa de acesso de 20 metros de comprimento por três metros de largura, que foi instalada no último domingo, 19, na balsa do Governo do Estado.

Desde o mês de maio, a Prefeitura vem trabalhando em ritmo acelerado nas obras de instalação dos flutuantes e rampas de acesso dos trapiches do distrito de Icoaraci e da ilha de Cotijuba. A entrega estava prevista para o final do mês de junho como parte da ação Verão da Gente.

Em Icoaraci, desde a última terça-feira, 14, os operários estão trabalhando dia e noite, para entregar o novo flutuante, passarela e trapiche revitalizado no prazo determinado.

A intenção da Seurb é restabelecer a tranquilidade e a segurança na travessia para Cotijuba e demais ilhas, não comprometendo o inicio das férias do mês de julho, que, tradicionalmente, atrai grande fluxo de veranistas para essa região do município.

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, explica que tanto o trapiche de Icoaraci quanto o de Cotijuba vão receber novos flutuantes e rampas de acesso.

“Vamos entregar o trapiche de Icoaraci totalmente revitalizado. Com novo flutuante, nova rampa de acesso, revitalização da passarela e entorno do trapiche, revitalização do quiosque de venda de passagens e nova iluminação”, explicou o Secretário.

Deivison Alves acrescentou que a segurança e o conforto de moradores e visitantes da ilha de Cotijuba também são prioridades.

“A Prefeitura de Belém intensificou as obras de instalação dos dois novos flutuantes e rampas de acesso ao trapiche público da ilha. Com a medida, a Prefeitura começa a preparar Cotijuba para receber o grande número de veranistas que têm a ilha como destino nas férias de julho, no ápice do 'verão amazônico'”, afirma o titular da Seurb.

Em Cotijuba serão dois flutuantes, ligados por duas passarelas metálicas, uma de 12 metros de cumprimento por três de largura, que fará a ligação entre as estruturas dos dois flutuantes, e outra de 20 metros de cumprimento por três de largura que vai ligar os flutuantes ao trapiche.  

“Esses flutuantes têm sistema de atracação e amarração em estacas metálicas, que foram fixadas no fundo rio por meio de spuds. As estacas precisam ser muito bem fixadas, porque o rio nesse local tem profundidade de oito metros”, explica o engenheiro da Seurb, Marco Bessa, fiscal da obra.

Histórico

Na gestão anterior foi iniciada a reforma e implantação do novo flutuante do trapiche de Icoaraci, mas a obra foi executada em etapas. Foram revitalizados a passarela, piso, guarda-corpos, escadas, quiosques e a pintura. O flutuante não foi trocado e houve apenas uma pequena reforma corretiva até que chegasse o novo.

A empresa responsável pela obra foi notificada pela primeira vez pela Seurb para apresentar o cronograma executivo com prazo de entrega do novo mobiliário para o trapiche, mas não cumpriu o cronograma e foi notificada novamente. 

Em decisão conjunta com a atual gestão, foi iniciado o distrato com a empresa em decorrência do descumprimento de cláusula contratual.

Logo em seguida, foi contratado um serviço emergencial, sendo que a Prefeitura de Belém realizou todos os procedimentos administrativos e burocráticos para tentar resolver a situação sem prejudicar a população.

_________________

Igor Monteiro | Ag. Belém