IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Uepa e Prefeitura de Belém assinam Protocolo de Intenções

Documento formaliza a mútua cooperação técnica-científica, cultural e financeira em atividades de ensino, pesquisa e extensão

Prefeito Edmilson Rodrigues e reitor da Uepa Clay Anderson Nunes Chagas firmam termo de cooperação entre a universidade e a Prefeitura de BelémFoi realizada às 14h, desta quarta-feira (15), na Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a assinatura do protocolo de intenções entre a Universidade e o Município de Belém. O evento contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do reitor da Uepa, Clay Chagas, e da vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana. 

A assinatura do documento tem como objetivo promover a mútua cooperação técnica-científica, cultural e financeira para apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, para a formação e desenvolvimento de recursos humanos e inovação, para a elaboração de projetos e atividades para a difusão e implementação de conhecimentos aplicados às políticas públicas municipais.

De acordo com o reitor da Uepa, Clay Chagas, o acordo promove o desenvolvimento de políticas públicas que possibilitam apoio toda a comunidade. "Para a Universidade, essa parceria é muito importante, pois é voltada para área de ensino, pesquisa e de cooperação técnica de modo geral, para que aconteça uma ajuda mútua entre as instituições. A Uepa está de portas abertas para o que for necessário, com uma luta conjunta para melhoria das condições da sociedade", afirmou o reitor. 

"A Uepa tem sido timoneira do desenvolvimento do Pará. A Universidade cumpre um papel fundamental no exercício da universalização da cidadania. A parceria entre as instituições começou antes mesmo de assinarmos o acordo, promovendo educação em comunidades quilombolas no interior do Estado. Esse é o sentido deste acordo de cooperação, entre uma grande universidade amazônica e Belém", afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.  

As ações resultantes da parceria estarão orientadas pelos eixos estratégicos da gestão municipal, que são: democracia participativa; políticas urbanas e ambientais; políticas sociais e direitos; economia e inovação; cidadania cultural e comunicação; diversidade e relações internacionais.

As atividades de cooperação devem estar voltadas para a formação de servidores municipais e de discentes, assim como o compartilhamento e dotação de infraestruturas físicas e tecnológicas, elaboração de projetos e atividades para a difusão e implementação de conhecimentos aplicados, bem como, de editoração, publicação, planejamento, e desenvolvimento institucional na administração pública municipal.

O Protocolo de Intenções terá validade até 31 de dezembro de 2024, podendo ser prorrogado mediante aditivos após esse período.

__________________ 

Marília Jardim | Ag. Pará