IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Recepção do mastro marca a abertura da programação do Arrastão do Pavulagem em Belém

O início da noite desta quinta-feira, 9, foi marcado por um colorido, que só o Arrastão da Pavulagem proporciona em Belém.

O início da noite desta quinta-feira, 9, foi marcado por um colorido, que só o Arrastão da Pavulagem proporciona em Belém. O grupo fez a recepção do mastro na praça da Escadinha do Cais do Porto, no bairro da Campina. 

A programação cultural iniciou com um cortejo fluvial, que saiu da Estação das Docas. A animação tomou conta da embarcação que passeou pelas águas da Baía do Guajará ao ritmo do carimbó do grupo Sancari.

Mastro - Na chegada à praça da Escadinha do Cais do Porto, dois mastros foram retirados da embarcação e levados à praça dos Estivadores. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) interditaram o Boulevard Castilho França para o cortejo. O ato simboliza o início da programação junina do Pavulagem.

O presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva, destacou a volta da programação depois de dois anos e prometeu muita animação nos domingos de junho.

A professora aposentada Edna Farias, de 62 anos, se divertiu na programação  fluvial e comemorou a volta do arrastão depois de dois anos. "É muito emocionante, depois de dois anos estamos de volta, curtindo o Pavulagem".

Apoio - O prefeito de Belém em exercício, Edilson Moura, participou do cortejo fluvial. O gestor municipal destacou o apoio da Prefeitura de Belém à cultura do município. 

"A Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel e da Belémtur, está participando oficialmente dessa abertura. Nós não poderíamos deixar de prestigiar um evento tão importante, como esse, para a cidade. Esse evento irá casar com as nossas atividades culturais, e a Prefeitura de Belém está entrando com o patrocínio, com algumas estruturas. Nós consideramos importantes, porque já faz parte do calendário cultural da cidade", explicou Edilson Moura.

Limpeza - Durante a programação do Arraial do Pavulagem, neste mês de junho, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) fará a varrição nas vias e praça, que fazem parte do percurso do Pavulagem, antes e depois do evento.

Mobilidade - No trânsito, a Semob apoiará com a organização do tráfego nas ruas e entorno que fazem parte do percurso do Arrastão do Pavulagem.

Segurança - A Guarda Municipal de Belém fará o reforço na segurança, acompanhando o ensaio, cortejo e movimento na praça.  A GMB estará presente com viaturas, motos e rondas a pé.

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) participará oferecendo serviços de palcos e som e uma infraestrutura para brincantes e artistas.

Arrastão - O arrastão do Pavulagem inicia a programação neste domingo, 12, e segue até o primeiro domingo do mês de julho. O cortejo alegre e colorido já parte dos festejos juninos de Belém e também da quadra nazarena, durante o Círio de Nazaré. 

Com o tema "Arraial do Pavulagem 2022: 35 anos de Pavulagem", o Instituto retornou com as atividades artísticas no dia 29 de abril. As categorias perna de pau, percussão e dança estão preparadas para se apresentarem durante os arrastões.

Os Arrastões do Pavulagem ocorrem nos dias 12, 19, 26 de junho e 3 de julho de 2022.

_________________

Victor Miranda | Ag. Belém