IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Região Metropolitana já está em período de transição para clima menos chuvoso

Fenômeno base explica pela migração da Zona de Convergência Intertropical para o Hemisfério Norte e à presença de massas de ar seco no centro-oeste do Brasil

A presença do sol forte, especialmente durante as manhãs e início de tarde,  que marcam os primeiros dias do mês de junho, deve se manter nas próximas semanas na capital paraense. É o que indica o boletim climático mensal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Junho é caracterizado pela chegada do período seco em regiões do sudeste e sudoeste paraense, enquanto a porção norte, onde se localiza Belém, está em transição para um clima menos chuvoso.

Essa mudança climática se deve à migração da Zona de Convergência Intertropical para o Hemisfério Norte e à presença de massas de ar seco no centro-oeste do Brasil. "Haverá essa mudança, especialmente com poucas nuvens no céu em grande parte do dia, mas ainda com algumas chuvas no final da tarde e início da noite em municípios da faixa norte do estado, como a capital", explica o coordenador de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, Saulo Carvalho.

Os menores quantitativos de chuvas durante o mês devem ser registrados na porção sul do Pará, como Marabá, Parauapebas, Curionópolis, São Geraldo do Araguaia e Piçarra, com números que não ultrapassarão os 25 milímetros. Em contrapartida, a região norte do estado, que corresponde a municípios como Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre e Óbidos, deve registrar níveis que podem ultrapassar os 250 milímetros no mês de chuva.

Em localidades como Floresta do Araguaia, Paragominas, Pacajá, Placas, Trairão, Itaituba e o norte de Altamira, deve haver uma variação deste nível pluviométrico entre 25 e 150 milímetros de chuva.

_________________

Aline Saavedra | Ag. Pará