IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Amazônia Jazz Band se apresenta no Theatro da Paz, nesta terça-feira (7)

Músicos prometem uma apresentação com a energia da quadra junina e um toque de romance no ar, às 20h, desta terça-feira (7)

O mês de junho chegou e com ele toda a alegria da quadra junina e o clima de romance do Dia dos namorados. Assim, a Amazônia Jazz band (AJB) abre o calendário de programações oficiais do Theatro da Paz com um concerto especial, que acontece nesta terça-feira (7), às 20h, no Theatro da Paz. A apresentação é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), do Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM).

A noite começa em alto astral com o super ‘Frevo Sanfonado’ do grande mestre e maestro Sivuca e arranjo do grande Spock, que é diretor da famosa banda Spokfrevo. Homenageando todos os casais, na sequência teremos ‘Carinhoso’ de Pixinguinha e João de Barros num arranjo do trombonista carioca, Jonas Hocherman. Jonas é músico da AJB e toca trombone baixo, mas também é arranjador e compositor.

A terceira música é ‘Besame Mucho’, com o arranjo do Steve Wister e uma linguagem totalmente jazzística inédita, que se torna especial na interpretação da AJB. Já a quarta música é uma das mais pedidas pelo público, ‘Superstition’, do grande Stevie Wonder e nesta apresentação será mostrada com uma inovação de tecnologia no palco e, de acordo com o maestro Eduardo Lima é a primeira vez que o público em Belém terá essa experiência. 

“Estou guardando essa surpresa e não posso dizer qual é, mas eu tenho certeza de que o público vai ficar muito emocionado em ver o que vai acontecer no Da Paz nessa noite”, revelou. Como maestro, Eduardo Lima está sempre dando visibilidade aos artistas brasileiros e paraenses e, seguindo essa motivação, fará uma homenagem ao grande compositor e cantor Tim Maia, executando uma seleção de suas mais emblemáticas canções.

Não poderia faltar ‘The Jazz Police”, do compositor Gordon Goodwin, líder da Big Phat Band. Gordon já ganhou quatro Grammy Awards e três Daytime Emmy Awards e recebeu mais de vinte indicações ao Grammy por suas composições e arranjos. Um dos principais objetivos da Amazônia Jazz Band também é valorizar a música paraense e por esse motivo vai tocar também ‘Uirapuru’ de Waldemar Henrique, com arranjo do paraense Daniel Apollaro.

Seguindo a linha “prata da casa”, mais uma composição paraense vai abrilhantar a noite. O super dançante ‘Merengue do Betinho, de Ziza Padilha, promete levantar a plateia. E como estamos no mês de aniversário do grande Paul McCartney a AJB finaliza com ‘Live and let die’ com arranjos de Robert Curnow.

Eduardo Lima

Eduardo Lima, paraense, define a música como sua vida. Neto de trompetista, a música sempre esteve presente em seu lar. Aos 11 anos de idade, seus pais, percebendo o interesse pela música, convidaram um saxofonista para mostrar ao filho o quão fascinante era aquele instrumento musical. Ali começou sua história com a música. Logo iniciou os estudos no saxofone com os professores Paulo Levy e Jesus Martins. Posteriormente, ingressou na ‘Banda Jovem’ do Conservatório Carlos Gomes, ali aprimorando a prática musical em grupo. 

Em 2001 tornou-se Bacharel em Educação Artística - Habilitação em Música, pela Universidade do Estado do Pará. Por 12 anos foi Regente Titular da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém, tendo exercido, também, a função de professor substituto de saxofone na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, realizando à docência na educação básica e profissional, além da participação em projeto de interiorização ministrando Cursos Técnicos de Instrumentista de Orquestra e de Instrumentista de Banda em Municípios paraenses. 

Integra a Amazônia Jazz Band (AJB) como saxofonista e flautista há 24 anos, tendo também exercido nos últimos 5 anos a função de Maestro-Auxiliar da AJB.

Ao longo dos 28 anos de carreira gravou CD solo intitulado ‘Sopros da Amazônia’, trazendo ao cenário da música instrumental diversos clássicos da música popular paraense, além de participação em shows e gravação de CD’s e DVD’s de diversos artistas. 

Programa:

FREVO SANFONADO
Sivuca
Arr. Spok

CARINHOSO
Pixinguinha e João de Barros
Arr. Jonas Hocherman

BESAME MUCHO
Consuelo Velázquez & Sunny Skylar
Arr. Steve Wiest

SUPERSTITION
Stevie Wonder
Arr. Paul Murtha

SELEÇÃO TIM MAIA
Tim Maia
Arr. Sgt França

THE JAZZ POLICE 
Gordon Goodwin

UIRAPURÚ 
Waldemar Henrique
Arr. Daniel Apollaro

MERENGUE DO BETINHO 
Ziza Padilha

LIVE AND LET DIE 
Paul & Linda McCartney
Arr. Robert Curnow

Serviço:
O concerto da Amazônia Jazz band, acontece nesta terça-feira (07), às 20h, no Theatro da Paz. Os ingressos serão disponibilizados no dia do evento, a partir das 9h, na bilheteria do TP e custarão R$2,00 (dois reais), duas unidades por pessoa/CPF e pelo site www.ticketfacil.com.br. A apresentação da Amazônia Jazz Band (AJB) é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

________________

Úrsula Pereira | Ag. Pará