IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

'Avenida Cultural' promove diversão e arte para a população em Belém

O projeto Avenida Cultural, da Prefeitura de Belém, ocupou uma das principais vias da cidade, a avenida Presidente Vargas, no bairro Campina, durante toda a manhã deste domingo (15), levando música, dança, esporte, lazer e empreendedorismo para a população.

A iniciativa visa levar o acesso à cultura e lazer, de maneira gratuita, para a população de vários bairros de Belém, a cada dois meses. Nesta primeira edição, o evento chegou ao bairro da Campina, no centro da cidade. Para isso, a avenida Presidente Vargas, no trecho das ruas Gaspar Viana e Riachuelo, ficou totalmente interditada no horário de 9h às 15h, para veículos, tendo livre circulação de pedestres, interessados em aproveitar a programação cultural nos três palcos, montados pela prefeitura, ao longo da via.

Surpresa - A professora Meilicy Araújo foi uma das pessoas que aproveitaram o domingo na Avenida Cultural. Natural da cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, ela está conhecendo pela primeira vez Belém com a família. “Isso foi uma surpresa para mim. Encontrar essa movimentação com muita dança folclórica e atrações culturais de Belém, está lindo de se ver”, diz a turista. 

"Momentos como esse ajudam a difundir a nossa cultura sonora popular. Nós estamos precisando de momentos como esse em lugares abertos e de maneira gratuita, para a população”, afirma a analista de sistema Acza Lira, que também aproveitou o domingo na Avenida Cultural. 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da programação e fez questão de destacar que a rua é do povo. "Então, resolvemos promover essa ação aqui na Presidente Vargas, com o esforço de várias secretarias municipais, sob o comando da Fumbel”. O prefeito ainda disse que o projeto deve se descentralizar e ir à periferia de Belém. 

O projeto Avenida Cultural da Prefeitura de Belém é viabilizado por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e conta com o apoio de diversos outros órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), Guarda Municipal de Belém (GM) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

_______________

Fabricio Lopes | Ag. Belém