IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Saúde

Vacinas da gripe, sarampo e covid seguem disponíveis para a população de Belém nesta semana

As vacinas contra o sarampo, gripe Influenza e covid-19 estarão disponíveis para a população de Belém nesta semana, de segunda-feira, 16, até sexta-feira, 20. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), informa que as vacinas podem ser encontradas nos pontos de vacinação que estão funcionando nas Unidades Básicas de Saúde, nos shoppings e nas universidades, das 8h às 17h, para atendimento dos grupos, conforme a indicação de cada vacina.

Público-alvo - Contra a influenza podem se vacinar os seguintes grupos prioritários: idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência.

Também são grupos prioritários os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhador portuário, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Sarampo - Em relação à vacinação contra o sarampo, a campanha está voltada para todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.

Covid - Quanto à vacina contra covid-19, estão disponíveis para o público infantil os imunizantes Coronavac e Pfizer pediátrica. Já para adultos, estão disponíveis Coronavac e Janssen. Poderão se vacinar todos aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.

Reforço 3ª ou 4ª dose -  A dose de reforço (terceira ou a quarta dose), deve  ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Além dos imunocomprometidos, os idosos (com 60 anos ou mais), os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas, trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino), trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, estão aptos a receber a quarta dose.

Documentos - Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição. Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Veja onde se vacinar (De 16 a 20 de maio):

- Postos de vacinação da rede municipal (UBS e Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 17h;
- Universidades (Unifamaz, Fibra, Unama), das 9h às 17h;
- Shoppings centers (Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará, Parque Shopping e IT Center), das 10h às 17h.

________________

Danielly Gomes | Ag. Belém