IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Greve dos funcionários da Funpapa é encerrada

Servidores e gestão municipal se reuniram nesta terça, 5 e após acordo a greve da Funpapa foi encerrada

Uma reunião entre a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), e representantes do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SintSuas-Funpapa), resultou no fim da greve dos servidores da Funpapa nesta segunda-feira, 4.

O movimento foi encerrado após a categoria avaliar as propostas apresentadas pela Prefeitura, referentes às condições de trabalho e da tabela salarial, pontos de pauta que ainda estavam sendo analisados pela comissão sindical.

Ficou acertado que haverá um reajuste de 3%, retroativo de janeiro a abril, e de 5% de maio em diante. Os percentuais alcançarão todos os funcionários não beneficiados pelo reajuste concedido aos que ganham menos que o salário mínimo, fruto do acordo firmado em 2021 com todos os sindicatos de servidores e gestão municipal.

Força-tarefa

A gestão reafirmou o compromisso de montar uma força-tarefa para ajustar cada ponto de pauta debatido, além de retomar o calendário de visitas aos equipamentos socioassistenciais da fundação, com a participação de representantes dos usuários nas reuniões. Para isso, será elaborado um cronograma e previamente divulgado.

A reunião ocorreu na sede da Funpapa e contou com a presença do presidente da Fundação, Alfredo Costa, e das sindicalistas Josyanne Quemel, Rayme Sousa e Cecília Moraes, representantes do SintSuas-Funpapa.

Compromisso com servidores e usuários

“Nossa intenção é demonstrar o interesse da gestão em negociar, de forma positiva, com os trabalhadores e trabalhadoras, bem como retomar a integralidade dos serviços ofertados aos usuários e usuárias, que tanto precisam da assistência”, informou Alfredo Costa, ressaltando o compromisso da gestão com as reivindicações apresentadas.

A secretária de Administração, Jurandir Novaes, afirmou que as rodadas de negociação que têm ocorrido desde o início da gestão com as entidades sindicais são de suma importância para que decisões assertivas sejam tomadas, e isso tem sido uma marca da gestão municipal. "

Nós seguimos colocando em prática o compromisso do nosso prefeito Edmilson Rodrigues pela valorização dos servidores públicos, o que impacta de maneira positiva na qualidade do serviço público na nossa capital”, enfatizou Jurandir Novaes.

Com o encerramento da reunião, a proposta da Prefeitura de Belém foi submetida à aprovação em assembleia, que decidiu suspender a greve.

_________________

Maura Carvalho | Ag. Belém