IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Governo do Pará entregará, no próximo sábado (19), Usina de Paz de Marituba

O complexo busca o fortalecimento comunitário, resgate da cidadania e a redução da violência. Serão mais de 80 serviços gratuitos à população

A dona de casa Eliude Silva está ansiosa pela entrega da Usina da Paz de Marituba, marcada para a manhã do próximo sábado (19), no bairro Nova União. "Eu, como mãe, como futura pedagoga, como líder de crianças na minha igreja, eu tenho uma expectativa muito grande para este espaço, que vai trazer melhorias para nossa comunidade. Mais ensino, projetos de empregabilidade para os nossos jovens, para os nossos adolescentes, cursos, então é algo que a gente precisa muito", disse.

No local, o Governo do Estado vai disponibilizar mais de 80 serviços gratuitos à população, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.

A Usina da Paz é um aparelho público que busca o fortalecimento comunitário, o resgate da cidadania e a redução da violência por meio da transformação social. O projeto integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que associa ações nas áreas de Segurança Pública, Promoção Social e Cidadania. A UsiPaz é gerenciada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

"As ações do TerPaz melhoram muito o nosso bairro, que era muito violento. Eu moro aqui há muito tempo e hoje a gente pode andar mais tranquilo nas ruas. Nós estamos todos alegres com essas ações do Governo do Estado em ajudar aqueles que são menos favorecidos. Agora estamos na expectativa pela entrega da Usipaz de Marituba, para que mais coisas possam ser realizadas pela comunidade, disse o morador de Marituba, Ziladir Borges. 

Diferencial

 A UsiPaz Marituba fica às margens do Rio Uriboca e vai oferecer atividades esportivas aquáticas como canoagem e StandUp Padlle, que serão realizadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a partir do segundo semestre. 

"Vamos disponibilizar também aulas de hidroginástica, natação, futsal, vôlei, basquete, judô, karatê e boxe", acrescentou Kátia Rocha, Diretora de Esporte e Lazer da Seel.

A unidade conta também com uma quadra poliesportiva; um complexo de dojô para a prática de artes marciais, piscina, quadra de areia, salas de audiovisual e inclusão digital. O complexo conta também com playground, área de viveiro, compostagem, horta, academia ao ar livre e estacionamento, além de espaço multiuso para cursos livres e de dança, teatro, robótica, musicalização e biblioteca. Os usuários da Usina da Paz terão sinal de wi-fi gratuito disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa).

Balanço 

A Usina da Paz Marituba será a terceira a entrar em funcionamento na Região Metropolitana de Belém. Outras duas já prestam assistência aos moradores dos bairros Icuí-Guajará, em Ananindeua, e Cabanagem, em Belém. Esta última, entregue em janeiro, já realizou 39 mil atendimentos até o mês passado. A nova UsiPaz, antes mesmo da entrega, já trouxe benefícios, como a geração de mais de 100 postos de trabalho. O Governo do Estado vai entregar 10 Usinas da Paz à população.

Serviço

O atendimento na UsiPaz Marituba começa na próxima segunda-feira (21), às 8h. A entrega do complexo está marcada para às 10h do próximo sábado, na na Rua Bom Sossego s/n, bairro Nova União, setor V-Marituba.

___________

Denise Soares | Ag. Pará