IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Prefeitura quer zerar o analfabetismo na capital paraense

No encontro com a equipe de gestão da Semec, prefeito de Belém reafirmou que seu governo quer formar cidadãos com a capacidade de ver o mundo com um olhar críticoDecidir como será aplicada a verba destinada à educação municipal durante o ano de 2022 foi o foco do encontro de planejamento anual da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizado pela Prefeitura de Belém, nos dias 8 e 9 de março, no auditório do Parque dos Igarapés. 

Durante o segundo dia do encontro, nesta quarta-feira, 9, a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, explicou que este ano o objetivo é adequar o orçamento do órgão ao orçamento municipal.

“O planejamento da Semec acontece para adequar nosso orçamento à Lei Orçamentária Anual (LOA), ao plano de governo. Em 2021, trabalhamos com um orçamento que era da gestão passada, mas, a partir da aprovação do nosso Plano Plurianual (PPA), chegou o momento de adequar o da Semec com prazos e metas”, disse. 

O prefeito Edmilson Rodrigues participou da reunião nesta quarta-feira e disse que o governo “quer formar cidadãos com a capacidade de ver o mundo com um olhar crítico”. Além disso, afirmou que “as escolas têm a obrigação de derrubar seus muros para a comunidade e comunicar nela a educação”. 

Como metas da educação na gestão, o prefeito de Belém pontuou a necessidade de livrar a cidade do analfabetismo, a importância de fazer uma Belém educada, para alcançar o desenvolvimento e aumentar as escolas de tempo integral no município.

Além do prefeito Edmilson Rodrigues, e da secretária de Educação, Márcia Bittencourt, outros diretores e coordenadores da Semec participaram dos dois dias de planejamento.

A diretora de Educação da Semec, Jacqueline Rodrigues, destacou a importância desse encontro entre setores e departamentos da pasta.

“A gente precisa se olhar e integrar as equipes para poder visualizar o orçamento e engajar as equipes para a aplicação certa dele. A nossa secretaria é grande e muitas pessoas a gente não enxerga no dia a dia e nós dependemos uns dos outros”, diz Jacqueline. 

“É de extrema importância que os servidores públicos tenham conhecimento da gestão como um todo. E para ter isso é preciso sentar e discutir todos os itens envolvidos, que é o que estamos fazendo aqui hoje para o fim maior de uma educação de qualidade”, destaca o diretor Administrativo da Semec, Laurimar Farias, que também participou do planejamento anual da pasta. 

___________

Fabricio Lopes | Ag. Belém