IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Pará registra em fevereiro o menor número de crimes violentos intencionais desde 2010

A diminuição da violência é ainda maior, no comparativo entre 2022 e 2018, chegando à marca de 48% casos

O segundo mês de 2022 já é considerado o melhor mês da linha histórica na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam os delitos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, apontando redução de 14% nos indicadores de CVLI, em todo o Estado, se comparado ao mês de fevereiro de 2021. O resultado atingiu a maior redução de CVLI desde 2010, com 159 casos registrados, ultrapassando o mês de julho de 2021 que computou 160 ocorrências, que até então era o melhor mês na linha histórica.

Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (2), pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), ao comparar o mês de fevereiro de 2022 com o mesmo período de 2021, a redução foi de 26 em números absolutos, já que no período de 01º a 28 de fevereiro de 2021 foram registrados 185 casos e em 2022, foram computados 159 delitos de CVLI.

O Governador Helder Barbalho reforçou a importância do trabalho integrado do Sistema de Segurança Pública. "O resultado que nós temos conseguido aferir certamente relata um momento muito especial que nós estamos vivendo no nosso Estado. Fazer segurança pública num ambiente geográfico que é o Pará nos faz trabalhar para ir além e alcançarmos resultados ainda melhores. Não vamos descansar, é momento de continuar trabalhando e garantindo a segurança da população em todas as regiões do Pará", disse o chefe do executivo.

A diminuição da violência é ainda maior, no comparativo entre 2022 e 2018, chegando à marca de 48% casos de CVLI a menos em todo o estado. Sobre os números registrados no mês de fevereiro deste ano, o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, pontua que “chegamos ao melhor mês de toda a linha histórica, superando os números de julho de 2021, que até então, tinha apresentado a maior redução nos indicadores de criminalidade. Agora, além de termos o melhor mês de janeiro da linha histórica, temos também fevereiro como o melhor mês de todos dos últimos anos”, enfatizou o titular da Segup.

O titular da Segup acrescenta, ainda, que o resultado positivo reflete a presença policial nas ruas e o trabalho integrado de todas as forças de segurança pública. “Os números apresentados refletem todos os investimentos e ações desenvolvidas pelo Governo do estado por meio dos órgãos de segurança pública, que estão atuando diuturnamente de forma integrada, pontuou.

Roubos - Em fevereiro deste ano, os registros de roubos também tiveram redução. A queda foi de 15,38% em relação a 2021, e de 53,12% se comparados com 2018, em todo o Estado. Os roubos a veículos e coletivos em fevereiro de 2022 também apontaram queda de 22,54%, e 54% ao comparar com o mesmo mês de 2020, respectivamente.

Acumulado – De 1º de janeiro a 28 de fevereiro, os casos de CVLI registraram redução cerca de 18% em relação aos dados do mesmo período de 2021, e de 51% quando comparados aos 13 primeiros meses de 2018, o que resultou na preservação de 368 vidas.

“Os dados computados reforçam que o trabalho desenvolvido nos últimos anos, pela Segurança Pública, conseguiu tirar o Pará do ranking com cidades mais violentas do país, para um dos estados que mais reduziu a criminalidade. Seguimos avançando para a redução da criminalidade em todo o Estado, segundo os estudos feitos pelo monitor da violência. Inclusive, quando a região Norte teve aumento de 10% no número de crimes violentos, letais e intencionais no ano de 2021, o Pará seguiu na contramão, com redução consecutiva, demonstrando a assertividade nas ações que estão sendo realizadas, e mantendo o Estado, pelo terceiro ano consecutivo da atual gestão, com baixa nos índices de criminalidade”, concluiu Ualame Machado.

____________

Roberta Meireles | Ag. Pará