IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Alunos da rede pública estadual celebram aprovação no vestibular da UFPA

Várias iniciativas do governo do Estado possibilitaram a muitos alunos o sonhado acesso ao ensino superior

A Universidade Federal do Pará (UFPA) liberou nesta quarta-feira (23) o tão aguardado listão dos aprovados no Processo Seletivo de 2022. Após a divulgação, o clima foi de alegria para centenas de alunos da rede pública estadual de ensino, que festejaram o almejado ingresso no ensino superior. Em meio às comemorações, estudantes ressaltaram os investimentos realizados pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Aluno desde a 1ª série na Escola Estadual Albanízia de Oliveira, Sérgio Lucas Aol foi aprovado no curso de Odontologia. Para o calouro é uma vitória, porque estudou na rede pública. “Por conta da pandemia, o ensino não ocorreu da maneira como gostaria, e isso foi um dos maiores desafios que tive que enfrentar. Com muito esforço e a ajuda dos meus professores e demais profissionais da escola, consegui superar essa barreira.

Welithon Martins assistiu às aulas do Programa ’Enem Pará Digital’Para aqueles que não passaram, o meu recado é que cada um tem o seu tempo. Muitos acadêmicos da UFPA só conseguiram alcançar o seu sonho depois da 2ª, 3ª, 4ª tentativa, e a pessoa só será perdedora se ela realmente desistir. Portanto, continue persistindo!”, orientou.

Já o ex-aluno do Colégio Estadual Paes de Carvalho, Welithon Martins, contou que há dois anos vinha tentando a aprovação no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Ele disse que só conseguiu estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 graças às aulas do Programa “Enem Pará Digital”. “Foram inúmeros desafios devido à pandemia. Noites em claro, sem dizer a ansiedade de disputar uma vaga tão concorrida. Por isso, essa conquista representa muita alegria”, disse o calouro.

Reconhecimento - A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que os investimentos do Governo do Pará foram essenciais para que os alunos tivessem competitividade nas provas. “Este resultado é fruto de muitos esforços. Nossos gestores, professores, equipes técnico-pedagógicas, o Polo Metropolitano Pré-Enem, além de projetos como o Enem Pará Digital e Itinerante, entre outros agentes parceiros, foram fundamentais para chegarmos até aqui”, afirmou.

A titular da Seduc também fez uma homenagem ao professor Luiz Cunha, conhecido por “Junião”, que foi o primeiro gestor do Polo Metropolitano Pré-Enem e entusiasta do projeto. “Quero agradecer ao governador Helder Barbalho, que segue investindo massivamente nesta área tão essencial na vida das pessoas, que é a educação. Meus parabéns aos nossos brilhantes alunos que, a partir de agora, dão início a um novo ciclo em suas vidas. Uma fase de transformação, avanços, mudanças. Sempre enfatizo que só a educação, de fato, transforma a vida das pessoas”, reiterou a titular da Seduc.

Depois de muita dedicação e estudo, é hora de comemorar a aprovação. Para celebrar esta conquista, a Seduc vai promover uma recepção aos calouros da rede pública estadual nesta quinta-feira (24), as 10 h, no Polo Metropolitano Pré-Enem, localizado na Avenida João Paulo II, nº 1.865, bairro do Marco, em Belém.

Investimentos - Durante o ano de 2021, a Seduc ampliou suas ações pedagógicas para garantir o conhecimento necessário e a competitividade aos alunos da rede pública estadual nas provas do Enem. Uma delas foi a implantação do Polo Metropolitano Pré-Enem, entregue no dia 02 de agosto pelo governador Helder Barbalho e a secretária Elieth de Fátima Braga.

Destinado a estudantes que residem em municípios da Região Metropolitana (Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará), o local oferece aulas presenciais e tem capacidade para atender até 06 mil pessoas. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, e em observância aos protocolos sanitários, foram ofertadas inicialmente 3.400 vagas, o que deve ser ampliado em 2022.

Outra iniciativa criada foi o Programa “Enem Pará Itinerante”, que beneficiou aproximadamente 30 mil alunos em diversos municípios, com conteúdos de alto rendimento e recorrência nas provas. Em cada aulão, os participantes tinham acesso a informações importantes e orientações fornecidas por especialistas nas quatro áreas de conhecimento exigidas no Exame Nacional.

Não menos importante, o “Enem Pará Digital” também colaborou para o bom desempenho dos alunos. Desenvolvido pela Seduc, juntamente com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), a plataforma disponibiliza de forma on-line conteúdos preparatórios ao Enem.  Cerca de 40 mil estudantes foram atendidos em todo o Pará. A ferramenta possui mais de 1,3 mil materiais de estudos, que podem ser acessados a qualquer hora por um dispositivo com acesso à internet.

O resultado final das homologações já está disponível na área de inscrição dos candidatos aprovados. De acordo com o Centro de Processos Seletivos da UFPA, neste ano 54.576 estudantes tiveram sua inscrição homologada e disputam 7.541 vagas (186 vagas a mais que no ano anterior), em 197 cursos, distribuídos nos 12 campi da instituição.

___________

Vinícius Leal | Ag. Pará