IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atenção Básica: UBS fluvial será entregue à população de Belém na segunda-feira, 17

A Prefeitura de Belém entrega, neste mês, novos serviços na área da saúde, dentro da programação especial que celebra os 406 anos da capital paraense. Pela primeira vez, a cidade passará a contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial, que vai levar assistência médica e multiprofissional à população ribeirinha. Os novos equipamentos fazem parte do projeto Rede Belém de Saúde nas Comunidades, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

A UBS Fluvial Camilo Vianna é o primeiro espaço a ser inaugurado, na próxima segunda-feira, 17, às 10h, no porto da Praça Princesa Izabel. A embarcação vai percorrer a região das ilhas de Belém, oferecendo, entre outros atendimentos, o rastreamento de doenças prevalentes como tuberculose, hanseníase e HIV, educação em saúde e abordagens comunitárias.

Centro de Testagem e Aconselhamento - Além da UBS Fluvial, o município vai receber um novo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), voltado à linha de cuidado integral para pessoas vivendo com HIV/Aids, hepatites virais e outras doenças infecciosas. O espaço terá serviço de aconselhamento, diagnóstico e tratamento.

Com as novas instalações, será possível ampliar os serviços para atendimento em tuberculose e hanseníase, além da educação em saúde. No local também há uma sala de vacinas voltada para os usuários do centro. O novo CTA, que já está funcionando, será inaugurado na terça-feira, 18, às 16h, na travessa Rui Barbosa, 1.059, bairro do Reduto.

Saúde mental - A saúde mental também receberá atenção especial, com a inauguração, na próxima quarta-feira, 19, às 10h, da Casa Mental do Adulto (Centro de Atenção Psicossocial tipo III), ofertando acolhimento integral e 24 horas para o sofrimento psíquico.

Trata-se da restauração de um serviço histórico em Belém, em novas instalações, que marca também a mudança de perspectivas no cuidado à saúde mental do município. O espaço fica na travessa Dom Romualdo de Seixas, 1.954, em Nazaré.

Acolhimento - Outro serviço que será inaugurado na programação do aniversário de Belém é a Casa Rua Nazareno Tourinho, localizada na rua João Diogo, 221. Trata-se de uma clínica especializada para pessoas em situação de rua e refugiados. O espaço, inédito na cidade, é voltado à população mais necessitada, em grande vulnerabilidade, em situação de rua, insegurança alimentar e refúgio.

Acolhimento, condições básicas de alimentação, banho e curativos estarão disponíveis no local, assim como linhas de cuidado em saúde mental, tuberculose, hanseníase, HIV/ Aids e vacinação, além da reabilitação psicossocial a partir de oficinas laborais e artísticas. A inauguração da Casa Rua Nazareno Tourinho será na terça-feira, 18, às 10h.

Segundo o diretor do Departamento de Ações em Saúde da Sesma, Vitor Nina, a Prefeitura de Belém entrega, com esses espaços, a restauração de serviços históricos e a abertura de novos que visam ampliar ainda mais o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, destaca, ainda, que os novos serviços fazem parte do plano da Prefeitura de Belém de ampliar, neste ano, a cobertura da atenção básica na capital.

“Queremos levar ao maior número de pessoas os serviços da rede municipal, incluindo a Estratégia Saúde da Família e a cobertura de saúde bucal. Alguns desses equipamentos são inéditos na nossa cidade e acolhem todos os segmentos sociais, incluindo indígenas, refugiados, negros e população LGBTQIA+, entre outros”, afirma o secretário.

__________

Agência Belém