IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Ananindeua terá mais qualidade nos serviços oferecidos na área da Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Passagem Santa Clara, no bairro 40 Horas, foi inaugurado nesta sexta-feira (14), pela Prefeitura de Ananindeua. A ação faz parte das comemorações dos 78 anos do município. “Moderno, reformado e ampliado, o CRAS 40 Horas vai possibilitar um melhor atendimento às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. E estamos muito felizes porque é mais um CRAS entregue na nossa gestão e que esse novo espaço sirva para atender bem a nossa população, que ele seja a porta de entrada para a população da área do 40 Horas aos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social”, ressaltou o prefeito doutor Daniel Santos.

O novo espaço, totalmente revitalizado, foi projetado para dar mais conforto aos usuários do serviço, com acessibilidade para pessoas com deficiência. A unidade recebeu melhorias no revestimento do piso, novo teto, que ganhou forro em PVC, além da revisão nas instalações elétricas e hidro-sanitárias. Agora, o local também conta com um espaço todo preparado e equipado para aulas de ballet, área para cursos, brinquedoteca, salas para que o assistente social possa realizar atendimentos com mais qualidade e segurança na privacidade das famílias, garantindo o sigilo no atendimento.

“A reforma dos nossos espaços tem como objetivo o melhor atendimento da comunidade que vem até o CRAS, que é conhecido como a casa da família. Então, ele precisa ser essa casa acolhedora, que tem condições de oferecer serviços para toda a família. Por isso, sentimos a necessidade de ampliar e trazer os serviços que a comunidade necessita”, destacou a secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, Marisa Lima.

A dona de casa Iraneide Medeiros, 61 anos, passou por maus momentos em função de uma depressão. Foi no CRAS do 40 Horas que ela encontrou um caminho para a qualidade de vida. Uma amiga indicou o serviço e há cinco anos ela já não consegue mais ficar longe do espaço. “Quando eu cheguei aqui esse CRAS era pequenino, bem diferente. Mas me ajudou muito, desde o início. Já fiz vários cursos, construí amigos e hoje me sinto muito bem”, contou ela, emocionada.

O CRAS 40 Horas atende cerca de cinco mil famílias, com Atendimento Social e Psicossocial, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa de Atendimento à Família (PAIF), Programa Criança Feliz (PCF), entre outros programas sócio-assistenciais. Além de oferecer à população cursos de capacitação e geração de renda. O novo espaço foi planejado de acordo com as necessidades da população local. “Todas as salas sofreram uma grande mudança, para tornar o ambiente mais organizado e acolhedor, tanto para o servidor quanto para o usuário, que, certamente, vai se sentir com seus direitos garantidos”, frisou a coordenadora do CRAS 40 Horas, Luciana Tietz.

Hoje, Ananindeua conta com dez CRAS que têm a função de acolher e promover um atendimento diferenciado às famílias em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo os fatores protetivos, os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o processo de emancipação e de autonomia. E desde o início da atual gestão, o prefeito doutor Daniel vem investido da área da assistência social com a entrega do novo espaço do CRAS Estrela Ananin, que fica no Conjunto Julia Seffer, e a assinatura da ordem de serviço para a reforma dos CRAS Guanabara e Curuçambá.

Mais qualidade de Vida

Somente no ano de 2021, o bairro 40 Horas passou por grandes transformações. Foram mais de 14 ruas pavimentadas e sinalizadas entregues à população. Todas as vias também foram contempladas com o Programa Ilumina – Mais Luz para Ananindeua, que realiza a troca das lâmpadas a vapor por LED, garantindo mais segurança aos moradores da região. E, no dia 07 de janeiro, foi assinada a ordem de serviço para pavimentação da Estrada do Ariri.

Na área da educação, a escola EMEF Nelson Pereira foi reformada, oferecendo aos alunos uma melhor estrutura para o conforto e desenvolvimento educacional. E a Escola CMREI Gunnar Vingren está passando pelo processo de revitalização. Já na área da saúde, a Prefeitura entregou a Unidade Básica de Saúde - UBS Ariri toda reformada, o que possibilita mais acessibilidade à população, qualidade no atendimento e conforto e a UBS Jardim Nova Vida está passando por reformas e, em breve, será entregue aos moradores do bairro.