IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Prefeitura de Belém realiza programação especial para marcar o aniversário da cidade

Nesta quarta-feira, 12 de janeiro, a cidade de Belém completa 406 anos de fundação

Prefeitura oferece programação especial pelo aniversário de 406 anos de BelémPara marcar o aniversário de Belém, a prefeitura montou uma programação especial, que inicia nesta terça-feira e segue até o dia 14 de janeiro. 

Hoje, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), acontece uma ação itinerante para a prestação de serviços à população. O evento vai ocorrer no Solar da Beira, de 8h às 13h, e também na quarta-feira (12), no mesmo horário.

Para o dia da fundação de Belém, a Prefeitura de Belém idealizou uma programação extensa para comemorar os 406 anos da cidade, que começa logo cedo, às 7h, com a realização da missa solene de ação de graças pelo aniversário da cidade na Catedral de Belém. A cerimônia contará com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do vice-prefeito da cidade, Edilson Moura, secretários municipais e outros convidados. 

Às 9h, ainda do dia 12 de janeiro, é a vez da comunidade evangélica da cidade prestar sua homenagem a Belém. Membros da igreja Assembleia de Deus darão um abraço simbólico em Belém, tendo como cenário a praça no Relógio, no bairro da Cidade Velha. 

A programação segue, às 9h30, com a assinatura do convênio entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado, com o objetivo de garantir a reforma de 17 feiras e mercados do município. O governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e outras autoridades devem participar dessa agenda alusiva ao aniversário de Belém. 

Também será assinado convênio entre município e Estado para obras de requalificação da avenida Romulo Maiorana e entrega de equipamentos para batedores de açaí da capital.

Entrega de obras

Nos 406 anos de Belém, a Prefeitura entrega também obras para a população da cidade. A primeira delas é a entrega das obras do Canal do Tucunduba, que deve ocorrer às 11h.

O bairro da Cabanagem também está na lista dos presenteados no dia do aniversário de Belém, isso porque está na agenda de comemoração a entrega da Usina da Paz. O espaço, idealizado e gerido pelo Governo do Estado, pretende levar atividades de esporte, lazer e cultura para crianças e adolescentes da Cabanagem e bairros vizinhos.

A cerimônia de entrega da Usina da Paz está prevista para as 16h e deve contar com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e secretários estaduais e municipais. 

No fechamento da agenda do dia 12 de janeiro, a Prefeitura de Belém vai oferecer a Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco na Igreja de Santo Alexandre, às 20h. A honraria busca homenagear personalidades que contribuíram para a cidade de Belém em seu segmento ou área de atuação. 

No dia seguinte do aniversário da cidade, 13 de janeiro, ocorrerá o ritual de bênção das águas em homenagem aos 406 anos de Belém. A cerimônia está marcada para acontecer no Portal da Amazônia, às 9h, e contará com a presença de diversas lideranças religiosas da cidade. 

Ainda na quinta (13) terá a entrega do edital do concurso do Parque Urbano São Joaquim, às 15h, no auditório da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), em Nazaré. 

Para fechar as comemorações dos 406 anos da capital paraense, na sexta-feira, 14, a Prefeitura de Belém realiza a cerimônia que marca o início das obras de construção de um conjunto habitacional - nome ainda será definido -, que contará com 244 unidades habitacionais e 44 unidades comerciais. A agenda deve iniciar às 10h no canteiro de obras do conjunto habitacional, localizado na travessa Quintino Bocaiúva, esquina com a avenida Bernardo Sayão. 

Ainda no dia 14 de janeiro, a Prefeitura de Belém entrega praças nos conjuntos Gleba I, no bairro da Marambaia, e Costa e Silva, no bairro do Souza. As entregas contarão com a presença do prefeito de Belém e secretários municipais. 

Integra Belém - Ainda no mês de janeiro, no dia 22, a Semob vai implantar a terceira fase do programa de governo Integra Belém, com, pelo menos, mais sete novos serviços ofertados à população. Com as duas fases implantadas nos dias 13 e 27 de novembro, o programa já oferece 25 novos serviços à população.

Unidade fluvial - Na programação de aniversário de Belém está previsto, ainda, entregar para a população a Unidade Básica Saúde (UBS) Fluvial Camilo Viana, que ainda terá data confirmada para ser inaugurada. O objetivo é atender as comunidades ribeirinhas da cidade. 

__________

Agência Pará