IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Governo do Pará entrega mais de R$ 1 milhão em equipamentos para a segurança pública

Polícias Militar e Civil, e o Departamento de Trânsito receberam lancha, ambulâncias, cones sinalizadores e drones

Ambulâncias e demais equipamentos entregues em evento no Palácio do GovernoAs ações policiais no município de Abaetetuba, na Região de Integração Tocantins, continuam sendo fortalecidas pelo Governo do Pará. Nesta terça-feira (28), em ato administrativo realizado no Palácio do Governo, em Belém, o governador Helder Barbalho entregou mais uma lancha ao município, que possui uma extensa área insular, com 72 ilhas, e outros equipamentos ao Sistema de Segurança, que resultam em mais de R$ 1 milhão em investimentos.

Esta foi a 15ª lancha adquirida e entregue pelo governo em um ano, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Só para Abaetetuba foram destinadas duas lanchas ao patrulhamento fluvial. A embarcação vai reforçar as ações da Polícia Civil.

O Estado também adquiriu e entregou, para a Polícia Militar e Departamento de Trânsito (Detran), cones reflexivos tipo barril, cones reflexivos tipo flexível, espargidor tipo gengibre (spray), 15 veículos aéreos remotamente pilotáveis (drones) e quatro ambulâncias - duas para a PM e duas para o Detran.

Os investimentos foram viabilizados por meio de um Termo de Execução de Descentralizada (TED), celebrado entre a PM e o Detran. Os equipamentos serão utilizados pelo Batalhão de Polícia Rodoviária, pelo Corpo Militar de Saúde e pelos setores de Inteligência e Operacionais do Sistema de Segurança.

Estrutura ampliada - Helder Barbalho destacou a importância dos equipamentos que vão aprimorar os serviços oferecidos à população. “São entregas importantes para a segurança pública. Nós estamos, cada vez mais, ampliando a estrutura e as condições de trabalho para os órgãos de segurança pública, e hoje reforçamos aqui tanto para a Polícia Militar, Polícia Civil, como também para o Departamento de Trânsito, com mais estrutura, com novas embarcações que permitam com que nós possamos cumprir a nossa missão. Servir aos paraenses, proteger à população do Pará”, ressaltou o governador.

A lancha entregue à Polícia Civil de Abaetetuba possui 60 HP de potência, sirene, giroflex, estofados, coletes salva-vidas e kit de salvatagem náutico. Segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, “na região o trafego é pelos rios. Então, uma lancha irá possibilitar o nosso deslocamento mais rápido, e a PC terá condições também de estar fazendo suas rondas ribeirinhas, e estendendo assim suas ações na região de Abaetetuba”.

A prefeita de Abaetetuba, Franssinete Carvalho, agradeceu por mais um equipamento essencial às ações de segurança pública. “Já recebemos junto à Polícia Militar, agora com a Polícia Civil. Vai contribuir principalmente na fiscalização e no combate à criminalidade. Com essa grande quantidade de ilhas, é fundamental que nós tenhamos equipamentos fluviais como a lancha”, disse a gestora municipal.

Menor criminalidade - De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dílson Júnior, os investimentos do governo do Estado têm reflexos diretos na queda da criminalidade. “É muito importante terminar o ano com reestruturação dos órgãos que compõem o sistema de segurança, e o resultado desta estruturação tem sido a redução sistemática da criminalidade, como vem ocorrendo por três anos seguidos”, afirmou, acrescentando ainda a utilização dos veículos na formação de novos policiais.

O comandante-geral da PM adiantou que, “em setembro do ano que vem, nós teremos 2.400 novos policiais, e com isso iremos recompor todo o nosso efetivo. Ambulâncias são usadas nas ações de formação, que dependem de uma estrutura de pronto-socorro, como em uma prática de tiros, por exemplo, onde é necessária uma ambulância, que poderá ser utilizada em qualquer necessidade. Então, é de muita importância. Com essas duas já são 10 ambulâncias entregues pela gestão Helder Barbalho, para que a gente possa estender as nossas ações”. 

As ambulâncias também serão usadas nas ações de salvamento nas estradas. “É um grande passo dado para melhorar a operação de trânsito em rodovias. As ambulâncias entregues darão celeridade ao atendimento em caso de sinistro ou algo similar, para que possamos de fato salvar vidas”, informou Bento Gouveia, diretor Técnico Operacional do Detran. 

No próximo ano, informou o titular da Segup, Ualame Machado, os investimentos serão ampliados. “2022 será o ano do emprego de novas tecnologias, melhoramento das condições de trabalho dos nossos agentes da segurança pública, sempre focando no que há de mais moderno no mundo e trazendo para a segurança pública do Pará”, informou o secretário.

__________

Agência Pará